DuraçãoA carga horária é de 360 horas e duração de 18 meses.
Certificado oficialAo final do curso o aluno será especialista em Ergonomia.
ConsideraçõesA especialização em Ergonomia tem como escopo capacitar os profissionais a identificar, avaliar quantitativamente e qualitativamente, além de controlar fatores de risco ergonômicos, por meio do conhecimento teórico e da aplicação das ferramentas de análise ergonômica, assim como fornecer elementos para o aluno gerenciar as diversas questões de ergonomia em empresas.
Dirigido aO curso está dirigido a engenheiros, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física e todos aqueles que tenham interesse na área.
Área de atuaçãoO especialista em Ergonomia poderá atuar em hospitais, clínicas, setor de ensino em todos os níveis, bem como poderá desempenhar-se como docente em faculdades públicas ou particulares.
ObjectivosCapacitar os alunos a identificar, avaliar qualitativa e quantitativamente e controlar fatores de risco ergonômicos, através do conhecimento teórico e da aplicação das ferramentas de análise ergonômica, bem como fornecer elementos para o aluno gerenciar as questões de ergonomia na empresa.
Dirigido aEngenheiros, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, professores de educação física.
TitulaçãoEspecialização em Ergonomia
ConteúdoDisciplinas Introdução à Ergonomia: conceitos básicos, história, legislação, instituições, desenvolvimento da ergonomia no Brasil e no mundo. Ergonomia como atividade profissional Sistemas de Organização do Trabalho: taylorismo, fordismo, ohnionismo, toyotismo, a organização ergonômica do trabalho Anatomia e fisiologia humanas: do sistema músculo-esquelético, do olho, do sistema cárdio-respiratório, do sistema neuro-endócrino, na condição de esforço físico (metabolimetria) Bio-estatística aplicadas ao campo da Ergonomia. Noções de Medicina e Epidemiologia Antropometria: tabelas, estudos, modelos antropométricos O ambiente de trabalho: fatores de risco físicos, químicos, biológicos e ergonômico, interações entre fatores de risco. Doenças Ocupacionais Fatores de risco biomecânicos: conceito, identificação, avaliação e controle. O trabalho físico de alto dispêndio energético. O trabalho em altas e em baixas temperaturas. Ergo-oftalmologia. Ergonomia cognitiva Psicodinâmica do trabalho A ergonomia aplicada ao trabalho com microcomputador. A ergonomia de concepção. Métodos de análise ergonômica: check-lists, questionários, AET, LPR, Moore-Garg, Sue Rogers, HAL, Cirielo, RULA, dinamometria, eletromiografia de superfície. A solução ergonômica. Metodologia de Projeto Projeto de postos e ambientes de trabalho Implantação e gerenciamento da Ergonomia na empresa. Prática da Ergonomia Monografia Informações gerais Carga Horária: 360 horas Duração:18 meses Horário: Aos sábados das 08:00 às 13:00 Curso elaborado segundo a Resolução CES-CNE nº 1 de 08/06/2007 Outras Informações O IAT reserva-se no direito de não realizar o curso caso não seja atingido o número mínimo de matrículas por turma.