Certificado oficialA Insitutição expede o título de Especialista em Ergonomia e Usabilidade.
ConsideraçõesA boa usabilidade é uma preocupação crescente atualmente por parte de várias empresas que a observam como um modo de atender uma demanda crescente de mercado, dessa maneira, alcançando um nível de competitividade diferenciada. Por outro lado, profissionais que desenvolvem os sistemas e de interfaces necessitam cada vez mais aprimorar seus conhecimentos, capacitando-se de modo efetivo nesse contexto do mercado profissional. Desta forma este curso visa capacitar estes profissionais no mercado da ergonomia.
Dirigido aPodem realizar o curso arquitetos, designers, ergonomistas, profissionais de informática, jornalistas e áreas afins.
Área de atuaçãoPodem atuar em empresas dos mais variados ramos, em desenho de móveis e interfaces, ou em seu próprio escritório, ou ainda prestar consultorias.
Objectivos- Definir o campo de ação da Ergonomia, através de seu objeto de estudo, de seus objetivos e de seus métodos, assim como de suas áreas de intervenção, capacitando profissionais para atuar como ergonomistas.
- Fornecer subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos/estações de trabalho, da apresentação, estruturação e processamento de informações, dos constrangimentos impostos ao operador pelo ambiente operacional, organizacional, físico e espacial.
- Explicitar métodos e técnicas da pesquisa descritiva e experimental e da metodologia de projeto e ferramentas da Ergonomia, no levantamento de dados em campo; na estruturação dos dados levantados; nas análises e recomendações interfaciais, instrumentais, informacionais, acionais, comunicacionais, arquiteturais, físico-ambientais e operacionais, na geração, avaliação e validação de soluções projetuais para postos e ambiente de trabalho e para organização das atividades da tarefa.
- Oferecer critérios ergonômicos para a avaliação dos custos humanos associados à carga física, cognitiva e psíquica do trabalho: incidentes, acidentes e doenças profissionais.
- Discutir a relação da Ergonomia com a segurança de sistemas, considerando incidentes, acidentes e doenças profissionais-penosidade,
periculosidade e insalubridade.
PracticasNão
Dirigido aAdministradores, arquitetos, designers, enfermeiros, engenheiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais de áreas afins.
TitulaçãoEspecialista em Ergonomia e Usabilidade: Qualidade de Vida no Trabalho, em Casa, na Cidade
Conteúdo1.Apresentação do Curso 2. Origens e Conceituação da Ergonomia; Etapas e Fases; Métodos e Técnicas da Intervenção Ergonomizadora 3. Apreciação Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina 4. Fisiologia e Carga Física do Trabalho 5. Diagnose Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina 6. Psicologia, Percepção, Processos Cognitivos e Carga Mental do Trabalho 7. Higiene e Segurança do Trabalho 8. Projetação Ergonômica do Sistema Humano-Tarefa-Máquina 9. Ergonomia Informacional 10. Biomecânica e Antropometria 11. Ergonomia: Zona Acional 12. Ergonomia: Zona Interfacial 13. Prototipagem, Avaliação e Validação do Sistema Humano-Tarefa-Máquina 14. Pesquisa Experimental em Ergonomia 15. Ergonomia e Organização do Trabalho 16. Doenças Ocupacionais e Problemas Músculo-Esqueléticos 17. Conforto Ambiental 18. Controle de Risco e Prevenção de Acidentes no Trabalho 19. Ergonomia e Trabalho em Turno 20. Ergonomia do Ambiente Construído/Habitado 21. Ergonomia e Sistema de Transporte 22. Ergonomia da Interação Humano-Computador (HCI); Usabilidade de Interfaces 23. Ergonomia como Atividade Profissional