Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
ModalidadeA Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ocorre sob modalidade presencial nas instalações da Instituição.
DuraçãoO curso tem duração de 14 meses.
Certificado oficialO título oferecido pelo INESP será entregue ao aluno depois do final do curso.
ConsideraçõesEste curso tem como objetivo aprofundar os conhecimentos técnicos e práticos do profissional na área de Segurança do trabalho sendo que após o final do curso o aluno poderá elaborar reportes específicos de acordo com a estrutura de cada empresa e a Legislação e avaliar acidentes, perigos iminentes e tentar prevení-los.
Dirigido aA todos aqueles que se interessem pelo assunto.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar como auditor em empresas privadas, do governo ou onde necessitem de seu trabalho.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Dirigido aO Curso destina-se a graduados em Engenharia, Agronomia, ou Arquitetura, com formação plena. Pretende atender à crescente demanda do mercado, beneficiando, desta forma, tanto as empresas, que disporão de funcionários mais qualificados, quanto outros profissionais destas áreas, que por seu próprio interesse, desejem ingressar ou aperfeiçoar-se neste campo em constante evolução.
ConteúdoProposta:
- A realização deste Curso habilita o participante a exercer a profissão de Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme lei no 7.410/85 regulamentada pelo decreto no 92.530/86 e de acordo com a regulamentação do CONFEA, através da Resolução nº 325, de 27/11/87.
- O currículo do Curso atende ao Parecer nº 19/87 do Conselho Federal de Educação de 27/1/87 a respeito do CURRÍCULO BÁSICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, proposto pela Secretaria de Educação Superior. D.O.U. de 11 de março de 1987. Trata-se da única especialização regulamentada por lei.
Característica do Curso:
O Curso tem duração de 14 meses (3 semestres), com aulas de segundas a quintas das 19:30 às 22:30, perfazendo um total de 630 horas aula.
O Curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é constituído de aulas teóricas, laboratório e visitas técnicas, cabendo ao aluno, ao seu final, apresentar uma monografia abordando a análise de um projeto industrial sob a ótica da segurança.
Módulos de apoios à distância;
Atividades práticas em sala de aula;
Avaliações de performance dos docentes e alunos;
Produção de artigos e assessoria na publicação;
Leituras específicas;
Aproveitamento de disciplinas cursadas em outros programas de pós graduação (sujeito a aprovação da coordenação);
Certificados de extensão emitidos a cada módulo (disciplina).
Disciplinas:
Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações
Higiene Ocupacional
Proteção do Meio Ambiente
Proteção Contra Incêndios e Explosões
Gerência de Riscos
Psicologia Aplicada na Engenharia de Segurança do Trabalho
Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
Doenças do Trabalho
Ergonomia
Legislação, Normas Técnicas e Elaboração de Laudos de Riscos
Didática do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica
Orientação e Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso
Coordenação:
Fernando Duque Barros - Possui graduação em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (1993), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (1995), pós-graduação em Licenciatura Plena em Química pela Faculdades Oswaldo Cruz (2001), pós graduação em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes de Ribeirão Preto (2010); mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá (2007); doutorando em Ciências Químicas pela UNED (Espanha). Atualmente é Professor de Educação Ambiental do Instituto Nacional de Educação e Qualificação Profissional, Professor e Coordenador de Pós-graduação da Universidade de Uberaba, Professor de Pós-graduação da Faculdade Banderirantes – FABAN, Professor de Saúde Ambiental da Faculdade Método de São Paulo, Coordenador e Professor de curso técnico do Colégio Método de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química, Higiene Ocupacional e Pesquisa.
Participantes
- Mínimo 20 alunos;
- Máximo de 40 alunos