ObjectivosGERAIS: Propiciar o aprofundamento do estudo de teorias sobre ensino-aprendizagem de Matemática. Introduzir os professores em projetos de investigações científicas na área de Educação Matemática.
ESPECÍFICOS: Instrumentalizar os professores de Matemática para uma utilização crítica e responsável dos resultados de pesquisas recentes sobre ensino-aprendizagem de Matemática em sua prática docente cotidiana em sala de aula, tendo por objetivo a melhoria da qualidade de ensino da Educação Básica.
Dirigido aPortadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de Licenciatura em matemática.
Obs. este curso não habilita para lecionar matemática na educação básica.
ConteúdoDisciplina: Teoria da Aprendizagem Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Matemática
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Esta disciplina visa a estudar as contribuições do construtivismo para a Educação Matemática, tendo como principais pilares Piaget e Vygotsky. Os dois autores partem filosoficamente de concepções distintas sobre os processos de construção e desenvolvimento de conhecimentos. Portanto se faz necessário estudar as duas correntes focando suas contribuição para a área da Educação Matemática e como e em que, embora existam pontos de vistas diferente, podem ser articulados para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. No que tange a parte da Psicologia, achamos essencial que o aluno conheça, mesmo que sem maior profundidade, as teorias cognitivistas que buscam explicar o pensamento humano por caminhos diferente do que faz o Construtivismo. Desta forma apresentaremos um leque maior de possibilidades, tais como as teorias de Ausubel e de Vergnaud para que o estudante tenha subsídio para avaliar criticamente os construtos teóricos do construtivismo.
Disciplina: Fundamentos da Didática da Matemática
Carga Horária: 40 horas
Ementa: O curso se propõe a construir um primeiro cenário da Educação Matemática, a partir da análise de seus campos de investigação, de sua articulação com outras ciências e das principais referências de pesquisa internacionais e nacionais. Para isso, serão desencadeados estudos sobre teorias e investigações na área de Educação Matemática, buscando compreender contribuição das mesmas para a melhoria das aprendizagens dos alunos nos diversos níveis de ensino e a formulação de algumas práticas em sala de aula baseadas nessas investigações.
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre Ensino-Aprendizagem da Geometria Plana e Espacial
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem da Geometria Plana e Espacial.Análise das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem desta disciplina e propostas didáticas e práticas para lidar com essas dificuldades. Estudos de objeto científico a objeto de ensino por meio de atividades para o ensino de, por exemplo, ângulos, polígonos, perímetro, noções de áreas, semelhanças, Teorema de Pitágoras, o π, corpos redondos, poliedros e noções de volume.
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre Ensino-Aprendizagem de Números e Medidas
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Desenvolver potencialidades no aluno que permitam aprendizagem e, consequente transcendência, relativamente à ordem e coerência nos campos matemáticos, números e medidas. Fixar através do amadurecimento matemático a importância daquela coerência que parte de uma axiomática necessária e suficiente. Relacionar e analisar aspectos metodológicos, histórico-epistemológicos dos números e medidas em situações de ensino-aprendizagem, enfatizando os seguintes aspectos:
• Concepção dos alunos sobre números e medidas, processos cognitivos envolvidos, condição de mobilidade e reelaboração dessas concepções e desses processos;
• Estudos das construções dos conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e reais, detalhados estes em seus sistemas axiomáticos, definições das operações e demonstrações das respectivas propriedades. Aqui será relevada a importância da concepção de construção, no sentido da ordem e coerência necessárias ao rigor matemático geral.
Disciplina: Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Matemática
Carga Horária: 40 horas
Ementa: - Política de Informática Educativa no Brasil e outros Países.
- Tendências em Informática Educativa.
- Informática Educativa e o ensino-aprendizagem da Matemática.
-Didática e Inteligência Artificial (IA), tipos de softwares educativos (micromundos, tutores, imagiciel.).
- Transposição Informática.
- O papel do professor usando um software educativo.
- Os softwares educativos e a Formação dos Professores.
- Ensino à distância.
- Avaliação de programas educativos.
- Construção e análise de situações-problema usando um software educativo (Cabri-Géomètre, Logo, Derive, Tigre, etc.).
- O ensino à distancia.
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Resolução de Problemas
Carga Horária: 40 horas
Ementa: - Idéias e tendências em resolução de problemas.
- Visão filosófica da resolução de problemas
- Resolução de problemas segundo Polya
- Diferentes visões sobre resolução de problemas e suas implicações em Educação Matemática
- Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender Matemática
- A resolução de problemas e a Educação Matemática: para uma maior inter-relação entre investigação e desenvolvimento curricular
- A resolução de problemas em sala de aula
- A resolução de problemas de lápis e papel
- A resolução de problemas como estratégia para incentivar e desenvolver a criatividade dos alunos.
- Modelagem Matemática
- Jogos de estratégia e resolução de problemas
- A metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação.
Disciplina: História da Matemática Aplicada ao Ensino-Aprendizagem da Matemática
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Pretende-se:
• Estimular o senso d pesquisa e de fidedignidade histórica;
• Desenvolver a consciência e maturidade junto aos fatos, seus atores e respectivos contextos sociais;
• Conscientizar o aluno da importância do respeito dedicado à história com vistas no presente e futuro, num pensar do horizonte saudável que a humanidade deveria vislumbrar sócio-culturalmente falando;
• Mostrar que uma análise epistemológica dos saberes matemáticos pode constituir uma ferramenta eficaz, dando elementos históricos sobre os conceitos matemáticos que o ensino tradicional apresenta, geralmente, sob forma dogmática; e sobre noções “matemáticas”, como a do rigor matemático, que o ensino usual tende a tornar eterno e perfeito;
• Enfim, iluminar o nível de contribuição da História da Matemática para a Educação Matemática.
Serão feitos estudos fundamentados na evolução de conceitos como os de números irracionais, números negativos e outros que causaram impacto entre as eminências da história, bem como de trigonometria, logaritmo e probabilidade que são temas que têm, sem sombra de dúvidas, causado sérios problemas na aprendizagem de seus conceitos.
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos sobre o Ensino-Aprendizagem de Álgeb
Carga Horária: 40 horas
Ementa: Fundamentos teóricos dos processos de ensino-aprendizagem da Álgebra.Análise das principais dificuldades dos alunos na aprendizagem desta disciplina e propostas didáticas e práticas para lidar com essas dificuldades. Estudos de objeto científico a objeto de ensino por meio de atividades para o ensino de, por exemplo, equação de 1º e 2º graus, sistemas de equações de 1º e 2º graus, sequências, funções de 1º grau, funções de 2º grau, progressões aritméticas, progressões geométricas e estudo de probabilidades.
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Carga horária: 40 horas
Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.
Outro curso relacionado com matemáticas, matemáticas aplicadas