ModalidadeAs aulas são tomadas à distância, sendo apenas exigida a presença do estudante em momentos pontuais.
DuraçãoEm 450 horas, o estudante conclui o curso.
Certificado oficialNo final do programa o estudante recebe o diploma relativo a área específica.
ConsideraçõesA especialização se orienta a formação de profissionais da área de educação capazes de atender e refletir sobre as práticas educativas voltadas as pessoas com necessidades especiais, seja por limitação de ordem física, psíquica ou social.
O profissional recebe conhecimento suficiente para refletir criticamente sobre as metodologias hoje utilizadas e de projetar outras mais coerentes com as necessidades contemporâneas.
Dirigido aA orientação do curso está em profissionais da área da pedagogia e áreas afins que estejam interessados em conhecer ou de aprofundar-se na questão da educação inclusiva.
Área de atuaçãoHá oportunidades em ONGs, em instituições de ensino de diferentes tipos bem como em programas de governo orientados aos tema.
Objectivos- Promover uma reflexão crítica sobre as políticas da educação inclusiva no Brasil e sobre o cotidiano escolar, de forma a possibilitar a articulação entre a teoria e a prática, no processo de inclusão do deficiente na rede regular de ensino; - Questionar as práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva inclusiva, considerando a relação aluno-família-escola como norteadora do processo ensino-aprendizagem;- Refletir sobre o papel do educador e sobre as práticas pedagógicas em suas diversas dimensões, particularizando a inclusão. Criar um espaço para pesquisas e discussões sobre o assunto.
Dirigido aProfissionais de educação e da saúde, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros interessados.
TitulaçãoEspecialista em Educação Inclusiva
ConteúdoDISCIPLINAS - Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação Inclusiva;
- Educação e Sociedade Contemporânea;
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- Metodologia do Ensino Superior;
- Desenvolvimento Humano e Aprendizagem;
- Igualdade e Diferença: As Pessoas Portadoras de Necessidades
- Educacionais Especiais I;
- Igualdade e Diferença: As Pessoas Portadoras de Necessidades
- Educacionais Especiais II;
- O Currículo e suas Adaptações;
- O Projeto Político Pedagógico da Escola Inclusiva;
- Projetos Educacionais para a Sala de Aula Inclusiva;
- Linguagens: Libras e Braille;
- Inclusão no Mundo do Trabalho.
A Especialização em Educação Inclusiva, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, me proporcionou uma grande segurança nas minhas atividades do dia-a-dia, na área prática e teórica com os meus alunos.
A Especialização em Educação Inclusiva, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, me proporcionou uma grande segurança nas minhas atividades do dia-a-dia, na área prática e teórica com os meus alunos.
Vilma Pacheco
Especialização em Educação Inclusiva - Junio 2011