ModalidadeA Especialização em Cultura Afro-Brasileira é um curso dado de forma presencial.
Certificado oficialTítulo de Especialista em Cultura Afro-Brasileira
ConsideraçõesCom a obrigatoriedade do ensino da cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino regular, tornou-se necessário oferecer uma formação especializada direcionada ao tema. Com o curso de Especialização em Cultura Afro-Brasileira a Universidade Católica de Pelotas espera dar sua contribuição na formação de docentes aptos para discutir e refletir sobre os temas ligados à história e cultura africanas e sua influência no panorama sócio-cultural brasileiro.
Dirigido aProfessores licenciados em áreas como: História, Geografia, Filosofia, Literatura, Sociologia. Também para profissionais de distintas áreas dos estudos de humanas que queiram desenvolver pesquisas e projetos na área.
Área de atuaçãoO Especialista em Cultura Afro-Brasileira pode trabalhar como docente em instituições de ensino públicas ou particulares, trabalhando a questão da cultura africana na história e sociedade brasileiras. Poderá também trabalhar como assessor governamental, pesquisador, consultor de ONGs.
ObjectivosContribuir para a formação de professores, educadores, profissionais de educação e sociedade em geral na temática da cultura afro-brasileira.
Possibilitar a visão da cultura negra como um dos elementos formadores da própria cultura brasileira.
Recuperar a memória histórica, revisando a importância dos negros na formação étnico-social do povo brasileiro.
Oportunizar o desenvolvimento de projetos educativos na concepção de transversalidade, possibilitando o fortalecimento do olhar interdisciplinar.
Possibilitar a vivência de um novo saber-fazer a respeito da identidade afro-brasileira diante da atual pluralidade cultural; metodologias de ensino criativas e dinâmicas.
PracticasNão
Dirigido aO curso é voltado para profissionais formados em nível superior;
professores e demais membros do magistério, em exercício em instituições de ensino;
- assessores ou dirigentes de órgãos executivos ou normativos de sistemas educacionais;
- profissionais de órgãos público-privados ou entidades com atribuições de planejamento, gestão ou controle da educação;
- profissionais, dirigentes, assessores, educadores de organizações não-governamentais;
- profissionais, dirigentes, assessores, educadores de movimentos sociais/culturais que abrangem a educação.
TitulaçãoEspecialista em Cultura Afro-Brasileira
Conteúdo Disciplinas
- Cultura Africana e Cultura Afro-brasileira - Cultura Afro-brasileira, Resistência e Educação
- Escola, Organização Curricular e Cultura Afro-brasileira - Fundamentos Ético-Político-Legais da Educação e da Escola
- História do Negro no Brasil
- istória do Negro no Rio Grande do Sul
- Metodologia de Ensino e Cultura Afro-brasileira - Metodologia da Pesquisa em Cultura Afro-brasileira - Psicologia, Educação e Cultura Afro-brasileira - Questões de Gênero e Cultura Afro-brasileira - Religiosidade Africana