Especialização em Agroecologia
Disciplinas e Ementas
- Ética, Responsabilidade Profissional e Educação Ambiental na Agricultura Orgânica - (30 horas-aula)
Ementa: Histórico das relações homem meio ambiente. Problemática ambiental pós revolução industrial. A educação ambiental na contexto histórico e social. Princípios, abrangência e dimensão metodológica da educação ambiental. A formação dos multiplicadores e atores do sistema de educação ambiental. Agenda 21 e suas implicações na Educação Ambiental. Técnicas e metodologias em educação ambiental.
- Agroecologia - (30 horas-aula)
Ementa: Fundamentos da agroecologia. Diferentes correntes de agricultura ecológica: natural, biodinâmica, orgânica, ecológica. Agroecologia e ciência. Contexto atual da agricultura orgânica. Teoria da Trofobiose. Estudos de caso na agricultura orgânica: avaliações de situações problema e tomadas de decisões. Práticas de Campo.
- Ecologia de Agroecossistemas - (30 horas-aula)
Ementa: Ecossistemas naturais e das espécies (vegetal, animal) domesticadas. Centros de origem dos vegetais e animais cultivados e/ou domesticados. Análise dos processos das sucessões ecológicas naturais e aceleradas e suas interferências na adequação das espécies. Conhecimento dos ciclos e processos envolvidos com a funcionalidade dos agroecossistemas. Análise das implicações ecológicas nas interações multitróficas. Conhecimento da importância da biodiversidade na sustentabilidade dos agroecossistemas. Práticas de campo.
- Relações de Uso e Manejo do solo e Métodos Alternativos de Nutrição de Plantas - (60 horas-aula)
Ementa: Solo e nutrição vegetal. Conceituação e parâmetros envolvidos nas relações solo-planta. Como as plantas se nutrem? Fontes de nutrientes, matéria orgânica do solo. O sistema radicular, interface raiz/solo. A biodiversidade e produtividade das culturas. Manejo do solo e conservação. Adubação do solo no sistema ecológico. Material orgânico como elemento do manejo do solo. Manejo da fitomassa. Plantas protetoras e melhoradoras do solo. Adubação verde e alelopatia. Biomassa microbiana e sua implicação na sustentabilidade agrícola. Afinidades: solo x planta x variedade x clima. Práticas de campo.
- Aproveitamento de Resíduos de Agroindústrias em Sistemas Agroecológicos - (30 horas aula)
Ementa: O problema geral dos resíduos; fundamentos ecológicos e socioeconômicos do uso de resíduos de agroindústrias; fatores de viabilidade de uso; Origem e natureza dos resíduos; Legislação sobre produção e uso de compostos; Elaboração de compostos, Uso e aplicação de compostos, Conseqüências do uso: alteração nas características químicas, físicas e nos processos biológicos do solo, liberação e imobilização de nutrientes; metais pesados, patógenos. Práticas de campo
- Manejo Ecológico de Pragas e Doenças 1 e 2 - (60 horas aula)
Ementa: Microorganismos fitopatogênicos. Ações dos agroquímicos sobre a microbiota. Controle microbiológico natural e clássico de doenças de plantas. Agentes de controle biológico. Mecanismos de controle biológico: competição, antibiose, micoparasitismo, predação e hipovirulência. Produção e regulação da produção de antibióticos, toxinas, enzimas PR e fitoalexinas, na relação planta hospedeira, patógenos e demais integrantes da microbiota. Produtos biológicos utilizados no controle de doenças de plantas. Produção e aplicação massal de agentes de controle biológico. Integração dos diversos métodos de controle. Métodos físicos e culturais (modo de ação e integração) para o controle de patógenos na agricultura orgânica. Epidemiologia de doenças de plantas. Fisiologia do parasitismo. Princípios gerais de controle. Preparo e uso de caldas e extratos: controles alternativos. Pós de rocha, biocompostos, biofertilizantes. Estudo de casos. Práticas de campo
- Manejo da Biodiversidade e Conservação em Sistemas Agroflorestais - (30 horas-aula)
Ementa: Diversidade biológica na biosfera e as regiões de megabiodiversidade (como referência o Brasil). Realidade mundial e nacional sobre áreas de conservação. Análise das fronteiras entre a crescente demanda de alimentos e a autosustentabilidade ambiental em sistemas agroflorestais (Agricultura sustentável). Práticas de campo
- Fruticultura, Olericultura, Vitivinicultura Orgânica - (30 horas-aula)
Ementa: Melhores variedades. Sistemas de poda e condução, tratos culturais, principais pragas e doenças. Tratamentos alternativos de pragas e doenças. Monitoramento de doenças; medidas de controle visando o manejo orgânico/integrado. Visitas técnicas. Práticas de campo.
- Permacultura - (30 horas-aula)
Ementa: Introdução dos princípios e práticas da permacultura. Dentro do paradigma da sustentabilidade desenvolver e implantar sistemas permaculturais de produção e comercialização em organizações associativistas, apropriadas a cada bioma, utilizando metodologia de trabalho e de desenvolvimento adequado às condições climáticas, ambientais e sociais do Brasil. Práticas: construção de cisterna de ferrocimento, secador solar, espiral de ervas. Práticas de campo
- Homeopatia na Agropecuária - (30 horas-aula)
Ementa: História da homeopatia, Hahnemann, e o contexto do desenvolvimento da homeopatia. As leis da homeopatia e o estudo do organon. Correntes homeopáticas. As leis de cura de hering. Os miasmas e as doenças crônicas verdadeiras. Os principais policrestos: mosódios; repertorização; diluições, dinamizações e energia vital. Resultados de pesquisas aplicadas a animais e vegetais. Patogenesia em plantas. Fisiologia e dinâmica homeopática vegetal. Farmacotécnica homeopática. Práticas de campo.
- Legislação e Métodos de Certificação - (30 horas-aula)
Ementa: Sistemas de certificação de produtos agrícolas: norma 2092/91 da Comunidade Econômica Européia. Documentos componentes da avaliação da conformidade. Legislação vigente no Brasil para produtos orgânicos. Produção e comercialização de alimentos orgânicos.