Engenharia Mecatrônica
Concepção
O século 20 caracteriza-se pelos grandes passos que foram dados na ciência e na tecnologia. Na primeira metade, os desenvolvimentos foram predominantemente de equipamentos (hardware). Durante este período aumentaram consideravelmente a complexidade mecânica, a precisão e a velocidade da maquinaria de produção nas instalações industriais. Este período pode então ser chamado da era do hardware.
De modo similar, a segunda metade pode ser chamada da era da programação (software), porque foi este o fator dominante neste período. No início a eletrônica, que estava confinada à área de comunicações, penetrou nas instalações industriais e o nível de automação aumentou consideravelmente na forma da automação rígida (específica para determinado produto).
O desenvolvimento dos microprocessadores na década de 70 forneceu um novo estímulo para a evolução industrial. Pelo uso do software adequado foi possível realizar tarefas complexas de um modo simples e flexível, alterável facilmente. Em estágios posteriores aconteceu a fusão sinérgica de diversas tecnologias e da ciência da computação, e como resultado a automação rígida deixou seu lugar para a automação flexível (adaptável a diversos produtos), culminando nos processos controlados por computador que possuem um certo grau de inteligência e autonomia. Assim nasce a era da mecatrônica que caracteriza-se pela fusão de diversas tecnologias e por um ciclo de vida mais curto para os produtos.
Engenharia Mecatrônica (ou de Controle e Automação) é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos. Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos. Os sistemas mecânicos são estendidos e integrados com sensores, microprocessadores e controladores, podendo, assim, seguir comandos externos para realizar determinadas tarefas. Apesar de ter surgido pela automatização e flexibilização do controle eletrônico de equipamentos mecânicos, daí vindo seu nome, as técnicas estudadas e desenvolvidas são possíveis de serem aplicadas a quaisquer processos e equipamentos. Exemplos existem em processos químicos, como refinaria de petróleos e fabricação de remédios, processos metalúrgicos, equipamentos hospitalares ou até automação de serviços, tendo algumas escolas adotado o nome mais abrangente de Engenharia de Controle e Automação.
Exemplos de sistemas mecatrônicos são:
· Manipuladores robóticos para manufatura, manipulação e serviço;
· sistemas para automação de máquinas e processos;
· máquinas com controle digital;
· controladores de semáforos;
· sistemas de automação logística, desde automação de depósitos e estoques até automação de vendas;
· veículos autoguiados;
· máquinas ferramentas controladas por computador;
máquinas robóticas para aplicações de diagnóstico e reabilitação em medicina; e dispositivos como: câmeras eletrônicas, impressoras, máquinas de fax, fotocopiadoras, vídeocassetes, etc.
A formação recebida habilita o engenheiro mecatrônico para atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas ou a serem automatizadas. Os
interessados pelas qualificações deste profissional são empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e de programas para automação industrial e indústrias usuárias destas técnicas.
O curso tem duração de 5 anos divididos em 10 semestres. Os primeiros anos são dedicados a formação básica de engenharia, tendo disciplinas de introdução à área, mas principalmente disciplinas como Cálculo e Física, que contém ferramentas necessárias para nos anos seguintes poder entender e aprender a usar as disciplinas profissionalizantes da área específica de atuação. Entre essas disciplinas especificas podemos citar Controle Automático, Controle Digital (usando computadores), Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, Processos de Fabricação, Oficina mecânica, Elementos de máquinas, Máquinas Elétricas, Instrumentação, Automação Industrial, Redes de dados industriais e de Computadores, Programação, Bancos de Dados, e outras.
Um dos melhores cursos na Área de Exatas
O Curso de Engenharia é um dos melhores apresentados pela UCDB, sua grade abrange uma extensa área de interesse tecnológico e produtivo, simplesmente um curso excelente.
Raphael Madureira de Castro
Graduação em Engenharia Mecatrônica - Noviembre 2011