ModalidadeA graduação em Engenharia de Petróleo será ministrada de forma presencial.
DuraçãoA duração da graduação é de 5 anos.
Certificado oficialOs graduados receberão, no final do curso, o diploma de Bacharel em Engenharia de Petróleo.
ConsideraçõesAlém de se destacar economicamente, o Brasil tem uma grande vantagem com a descoberta da camada de pré-sal em seu litoral, pois isso contribuirá cada vez mais para a sua autosuficiência energética. Diretamente também está o aumento no número de vagas para profissionais qualificados na área de petróleo e gás.
A Graduação em Engenharia de Petróleo passará para o profissional conhecimentos técnicos teóricos e prático necessários para o desenvolvimento de estudos da extração de petróleo e análise da produção industrial de seus derivados.
Dirigido aO curso poderá ser feito por pessoas com o Ensino Médio completo.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho é crescente no país, devido a grande importância do petróleo para a economia brasileira e internacional.
Conforme pesquisa da Educaedu, alunos que fizeram esse curso na Estácio estão trabalhando na área em conceituadas empresas como:
. Petrobras;
. Shel;
. Texaco;
Graduação em Engenharia de Petróleo - Niterói
ConteúdoGraduação em Engenharia de Petróleo
Perfil do profissional
O profissional de engenharia de petróleo atua nas diversas fases da cadeia produtiva do petróleo, do gás natural e de biocombustíveis - exploração, produção, transporte, refino, comercialização, distribuição e logística - e domina suas principais tecnologias, métodos e sistemas. Ele deve realizar, com responsabilidade social, autonomia, consciência ambiental e ética, as atividades de supervisão e apoio ao gerenciamento de empresas que atuam direta ou indiretamente nas etapas de produção de petróleo, gás e biocombustíveis.
Mercado de Trabalho
Empresas dos segmentos industrial e comercial de petróleo, gás e biocombustíveis (área em expansão em todo o mundo). Com o aumento da participação de empresas brasileiras, há a perspectiva de serem movimentados, nos próximos cinco anos, 50 bilhões de dólares apenas no Brasil. O mercado do setor oferece mais de 100 mil empregos por ano (diretos e indiretos) e, com o desenvolvimento do Pólo Petroquímico de Itaboraí, a tendência é que ocorra um aproveitamento ainda maior de profissionais do ramo. Ainda, com o advento de biocombustíveis, novas oportunidades se apresentam para esse profissional.
Opiniões (1)
Professores (4)
Atendimento ao aluno (4)
Programa de ensino (4)
Material (4)
Instalações (4)
Bom
Professores
Atendimento ao aluno
Programa de ensino
Material
Instalações
Eu adorei o ensino! Super bom. Vale a pena. É um curso inovador e sinto que vão me abrir muitas portas para bons trabalhos.
Bom
Eu adorei o ensino! Super bom. Vale a pena. É um curso inovador e sinto que vão me abrir muitas portas para bons trabalhos.
Anônimo
Graduação em Engenharia de Petróleo - Niterói - Enero 2012