O Engenheiro de Controle e Automação é capaz de coletar dados e elaborar estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental;Elaborar estudos, mensuração, procedimentos técnicos, desenhos técnicos,orçamentos, metodologias e análise;Elaborar vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem;Elaborar pesquisa, desenvolvimento, experimentação, ensaio,relatórios técnicos, produção publicação e divulgação técnica, especializada, seminários e palestras;Projetar e especificar sistemas nas áreas de aquisição, armazenamento e controle de informações, automação de processos e redes de serviços;Planejar, supervisionar, coordenar e atuar em projetos de sistemas nas áreas de aquisição, armazenamento e controle de informações, automação de processos e redes de serviços.Identificar os principais problemas na área de atuação profissional, através de análise adequada, baseando-se em conhecimento científico adequado;Resolver problemas observados na área de Engenharia de Controle Automação,desde seu reconhecimento e realização de medições até a análise dos resultados;Desenvolver e aplicar novos modelos na resolução de problemas;Prestar assistência, assessoria e consultoria em Engenharia de Controle e Automação;Desenvolver atitude de flexibilidade,com vistas à adaptação às mudanças tecnológicas.
Mercado de Trabalho:
O profissional tem boas oportunidades nos setores de petróleo e gás, manufatura, mineração, metalurgia, indústria portuária e robótica. Via de regra, ocupa funções nas áreas de controle, projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de automação. Pode também adaptar softwares aos processos industriais.
Sobre o Curso:
O profissional tem boas oportunidades nos setores de petróleo e gás, manufatura, mineração, metalurgia, indústria portuária e robótica. Quase sempre, ocupa funções nas áreas de controle, projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de automação. Pode também adaptar softwares aos processos industriais.
Disciplinas:
1º per.
CCE1006 - BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA - 80h
CCE1005 - BASES MATEMÁTICAS PARA ENGENHARIA - 73h
CCE0757 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 36h
CCE1027 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA - 36h
CEL0014 - LÍNGUA PORTUGUESA - 36h
GST0917 - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL - 36h
*A grade de disciplinas é referente ao semestre vigente e pode sofrer alterações de acordo com a modalidade (EAD, Presencial ou Flex) e unidade escolhida.
Tipo de Formação:
Bacharelado
O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.
Licenciatura
A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Quando a opção é ser um professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.
Tecnológo
O Tecnológico é uma graduação com duração entre 2 e 3 anos, que oferece uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho (os cursos são organizados em ?eixos tecnológicos?). O tecnólogo pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.
Formas de Ingresso:
Vestibular
› Vestibular tradicional: prova com duração de até três horas.
› Vestibular agendado: redação com duração de até uma hora.
ENEM
› Se você fez o Enem de qualquer ano, faça sua inscrição por essa forma de ingresso. Fique isento do vestibular, não precisa pagar a taxa de inscrição e ainda conta com desconto no 1º semestre.
› Atenção: sua pontuação deve ser acima de trezentos na redação e no mínimo nota 100 em cada uma das provas objetivas.
Transferência
› Mude para a Estácio, aproveite as disciplinas que já cursadas. E ainda garanta um desconto exclusivo durante todo o curso.
Segunda Graduação
› Se você possui diploma de nível superior, faça sua inscrição.
Você não precisa fazer um novo vestibular. A duração da sua nova graduação pode ser reduzida, porque você aproveita as disciplinas que já fez. E ainda conta com um desconto exclusivo durante todo o curso.
Modalidades:
Presencial
› Interação entre os alunos e a vida no campus. Todas as aulas são ministradas com professores em sala de aula. As aulas de laboratório são realizadas no próprio campus. As provas são feitas presencialmente.
EAD
› EAD Flexibilidade para estudar onde e quando quiser. As aulas são transmitidas via web e podem ser assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.
FLEX
› As aulas presenciais são ministradas com professores em sala de aula. Todas as aulas de laboratório são realizadas no campus. Interação entre os alunos. O diploma é o mesmo da Graduação Presencial.
Telepresencial
› As aulas são teletransmitidas 1 vez por semana e as demais são transmitidas via web, podendo serem assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.