Curso de Educação Inclusiva Bilíngue para Alunos Surdos: Ensino Fundamental
ModalidadeCurso de Educação Inclusiva Bilíngue para Alunos Surdos: Ensino Fundamental é oferecido com aulas presenciais.
DuraçãoSão 30 horas totais de curso.
Certificado oficialCertificado de conclusão de curso oferecido pela Fundepe.
ConsideraçõesA Fundepe apresenta estrutura diferenciada, com professores qualificados e atualizados, sistema de ensino diferenciado, turmas reduzidas, horários flexíveis, aulas dinâmicas e investimento com retorno garantido. Está presente em redes sociais como Twitter, canal onde os alunos podem acompanhar as novidades da Escola.
O objetivo do curso é abordar temas da inclusão de alunos surdos no ensino regular, assim como suas necessidades lingüísticas. Durante o curso será discutido estratégias pedagógicas visuais, o ensino do Português como segunda língua, o papel do professor bilíngue, instrutor surdo e intérpretes de LIBRAS neste contexto.
Dirigido aProfissionais da área da Educação, e interessados em adquirir conhecimentos sobre o tema.
Área de atuaçãoInstituições de ensino que possuam alunos surdos.
Curso de Educação Inclusiva Bilíngue para Alunos Surdos: Ensino Fundamental
ObjectivosDiscutir aspectos da inclusão de alunos surdos no ensino regular: suas necessidades lingüísticas, estratégias pedagógicas visuais, o ensino do Português como segunda língua, o papel do professor bilíngue, instrutor surdo e intérpretes de LIBRAS neste contexto.
ConteúdoCronograma
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1. Introdução teórica sobre a concepção de surdez e de educação bilíngüe: aspectos políticos e prática do ensino do Português como L2
2. Apresentação do Programa de Inclusão Bilíngüe - parceria entre Universidade e Prefeitura
3. Princípios que regem as práticas na primeira etapa do ensino Fundamental – sala língua de instrução Libras
4. Novos papéis profissionais: instrutor surdo, professor bilíngüe e intérprete.
5. Oficina de atividades pedagógicas
6. Ensino de Português como L2 - apresentação de trabalhos dos alunos – fundamental I e II
7. Projetos temáticos interdisciplinares (construção vinculada a uma teoria que entende a aquisição da leitura e escrita pelo letramento visual (tomado pelo contexto dialógico, discursivo, e com práticas reais de escrita)
8. Projetos de atividades conjuntas no contexto da escola Bilíngüe
9. Avaliação pelos cursistas da articulação teórica envolvida nas atividades propostas