Preparar o aluno para desenvolver e implementar modelos que incluam técnicas de programação, eletrônica, telecomunicação e eletrotécnico. O profissional formado pelo EFONAPE para atuar nesta área adquirirá conhecimento multidisciplinar, nas áreas supracitadas.
JUSTIFICATIVA
A interação entre os sistemas eletrônicos, elétricos, telecomunicações e da informática está em evidência em toda a Indústria Moderna, pois o controle das máquinas, seja operacional ou de alimentação, atualmente é quase que totalmente informatizado, bem como, o gerenciamento das redes de iluminação e de automação que são tratados por softwares de controle.
Com a evolução do mercado, surgiu uma alta competitividade entre as empresas de serviços e desenvolvimento tecnológico, então, houve a necessidade pelo lado das empresas em minimizar custo, para que as mesmas maximizem seus lucros.
Para que a indústria possa ser altamente competitiva, é necessário que haja a formação de profissionais que sejam especializados em “controle de processos”, ou seja, que conseguem associar a eletroeletrônica com os módulos programáveis por softwares específicos e até mesmo desenvolver softwares e hardwares dedicados aos sistemas de controle desejado.
Esse curso merece destaque, pois objetiva formar o profissional de automação industrial, com bases sólidas para atender a essa carência.
É notório que o sucesso profissional e social estará muito perto do aluno que se dedicar a esse curso.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
NAS INDÚSTRIAS EM GERAL
Coordenando equipes de manutenção ou de desenvolvimento de projetos tanto ao nível de software como de hardware de todos os processos de automação.
Elaborando e confeccionando plantas em AUTOCAD.
Especificando equipamentos que melhor atendam aos processos de automação.
NAS ESCOLAS
Como instrutor de disciplinas da área de automação industrial.