Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
ModalidadeO curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho é ministrado de forma presencial.
DuraçãoO curso tem o total de 1600 horas com duração de 20 meses.
Certificado oficialO aluno obtém um diploma em Técnico em Segurança do Trabalho quando finaliza com êxito o curso.
ConsideraçõesO Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Faculdade Herrero tem por objetivo formar profissionais capazes de realizar medidas preventivas que minimizem os acidentes de trabalho, contribuir para a saúde evitando doenças ocupacionais e proteger a integridade física e mental dos funcionários.
Dirigido aAlunos que concluíram o Ensino Médio e de Nível Técnico.
Área de atuaçãoConcluído o curso o profissional pode trabalhar em empresas públicas ou privadas, em áreas nas quais possa melhorar a programação de segurança e saúde de uma empresa. Fazendo treinamentos sobre segurança que possam melhorar a conscientização dos funcionários, levar a cabo um cuidado específico para que as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e do Emprego sejam cumpridas, realizar levantamentos e avaliações sobre riscos no ambiente de trabalho, entre outros.
Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
ObjectivosO curso superior de tecnologia em Segurança do Trabalho tem por finalidade habilitar os alunos para atuarem em empresas públicas e/ou privadas na prevenção e controle de acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais e da integridade do meio ambiente, visando à contribuição da melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Os objetivos envolvem: a interpretação e a aplicação das normas e legislação vigentes; a avaliação e o controle dos riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos) interpretando e utilizando corretamente os resultados (qualitativos e quantitativos) das análises; conhecimento dos equipamentos de proteção individual e coletivo e as medidas de proteção; ações de gerenciamento visando à proteção do trabalhador no ambiente profissional; redução dos índices de acidentes do trabalho e das doenças ocupacionais; analise de acidentes e falhas através da investigação das causas, propondo medidas preventivas e corretivas; estudo das instalações, máquinas e equipamentos, identificando pontos de risco e sugerindo dispositivos de segurança; projetos de sistemas de proteção contra incêndios, coordenação de atividades de combate e salvamento e elaboração de planos para emergência e catástrofes; análise de projetos de instalações; entre outros.
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Faculdade de Tecnologia Herrero poderá atuar em: indústrias, empresas de comércio e serviços, empresas de construção civil, empresas de transportes, na área de auditoria, entre outras
TitulaçãoCurso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho
ConteúdoPerfil do curso
O Tecnólogo em Segurança no Trabalho planeja, implanta, gerencia e controla os sistemas de segurança laboral. Compõe equipes multidisciplinares em instituições, como membro do sistema de saúde e segurança no trabalho. Desempenha atividades de vistoria, perícia, avaliação e emissão de pareceres sobre a qualidade dos diversos processos e condições de trabalho, bem como, pesquisa e aplicação tecnológica. Sua atuação visa à qualidade de vida dos trabalhadores e do meio ambiente, por meio da promoção da saúde, prevenção de acidentes, doenças do trabalho e acidentes industriais com impacto sobre os ecossistemas.
O aluno ao concluir o curso estará habilitado a efetuar as atividades descritas abaixo:
Desenvolver ações que promovam a qualidade de vida do trabalhador nas organizações;
Diagnosticar e prevenir doenças ocupacionais levando em consideração o homem e seu ambiente de trabalho;
Recomendar medidas para a melhoria das condições de trabalho e desenvolvimento do espírito de segurança;
Planejar e organizar campanhas especiais sobre higiene e segurança do trabalho;
Intervir na realidade das organizações, promovendo mudanças em relação aos aspectos tecnológicos que determinam a melhoria das condições de trabalho, produtividade e da qualidade de vida dos trabalhadores;
Ter domínio da legislação e normas técnicas de segurança do trabalho;
Conhecer e aplicar os fundamentos de prevenção à saúde;
Estabelecer normas e procedimentos para prevenir acidentes no trabalho e controle dos resultados obtidos;
Planejar e implementar medidas de segurança no armazenamento, transporte e manuseio de produtos;
Avaliar os riscos profissionais a que estão expostos os trabalhadores no contexto das organizações;
Desenvolver programas de capacitação e treinamento na área de higiene e segurança do trabalho;
Diagnosticar fatores de riscos ambientais;
Desenvolver ações que possibilitem a aplicação dos princípios ergonômicos na realização do trabalho;
Estabelecer diretrizes para a escolha de equipamentos de proteção individual e coletiva.