Certificado oficialUm diploma de Tecnólogo em Logística será entregue ao aluno ao finalizar o curso.
ConsideraçõesO curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, busca formar profissionais para atuarem no processo de armazenagem, distribuição e transporte de produtos.
O plano de curso desenvolvido pela Instutição habilitará os egressos do curso a realizarem o planejamento, coordenação e fornecimento de informações de operações, visando otimizar o tempo, espaço e fluxo desses.
Dirigido aO curso poderá ser realizado pelos egressos do segundo grau.
Área de atuaçãoOs egressos deste curso poderão trabalhar em empresas como DHL, Coca-Cola e Fedex.
Curso Superior de Tecnologia em Logística
ConteúdoLOGÍSTICA
Tipo: Tecnólogo
O tecnólogo em Logística é o profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma empresa ou organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o
que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.
O mercado é promissor já que a necessidade de planejar adequadamente o setor de transportes é urgente. É preciso saber lidar com o trânsito caótico e com as estradas mal cuidadas do país. O maior interesse de contratação vem das empresas transportadoras, automobilísticas, alimentícias e varejistas, que precisam otimizar tempo e dinheiro no transporte e estoque de mercadorias. Outra boa opção está nos órgãos públicos ligados ao setor de engenharia de tráfego.
Este profissional pode exercer algumas funções, dentre elas:
- Gerente de logística;
- Gerente de cadeia de suprimento;
- Gerente de operações;
- Supervisor de operações;
- Supervisor de cadeia de suprimentos;
- Analista de resultados das operações logísticas;
- Analista de rotas e meios de transporte e
- Analista de processos logísticos.
Duração: 2 anos (4 semestres)
Carga Horária: 1.760 horas