ConteúdoCurso Superior de Tecnologia em Engenharia.
Início: 23 de Setembro de 2017
O Curso Superior de Tecnologia em Engenharia da UniFil EaD é conduzido a partir do desenvolvimento das seguintes áreas – Planejamento, Gestão e Administração. Possui disciplinas de gestão voltadas para Segurança do Trabalho, Gestão de Projetos, Administração e Empreendedorismo, que se complementam com as disciplinas de formação básica, comuns a todos os cursos superiores de tecnologia. Portanto a formação pretendida é um conjunção entre Gestão e Técnica, com embasamento matemático e físico, capaz de articular processos de Engenharia diversos, habilitando-o a: integrar o uso de ferramentas tecnológicas, o domínio de habilidades e a construção de conhecimentos no desenvolvimento de novas tecnologias; articular os saberes formais, informais, teóricos e práticos para maior eficiência na gestão de processos manter as atuais tecnologias, com competência e ética, para intervir em situações de risco sócio ambiental; identificar agentes de preservação ou degradação dos sistemas; fazer uso da inovação tecnológica e da interação universidade/ empresa, na busca de qualidade de resultados, a médio e longo prazos, com ênfase no desenvolvimento sustentável; conhecer os princípios científicos, éticos e legais que fundamentam as práticas e o exercício de profissional tecnólogo em contextos diversificados; ter responsabilidade social, civil, ambiental, com a saúde e segurança no trabalho.
Tais qualificações fazem parte do conjunto de instrumentos que o Tecnólogo em Engenharia necessita para a realização de sua função e que visa atender: a qualidade, a flexibilidade, a tecnologia, a informação e os processos de engenharia. Assim, o foco das atenções do ramo do Tecnólogo em Engenharia concentra-se na gestão dos processos de Engenharia. O curso tem como diferencial incentivar, desde o primeiro ano, o Empreendedorismo e a Inovação, de modo que o profissional possa atuar como um prestador de serviço, ou empresário do seu setor de atuação, colocando outros profissionais para atuar sob sua supervisão..
Objetivos.
O Curso Superior de Tecnologia em Engenharia visa a formar um profissional responsável por atuar como gestor nos processos de Engenharia. Sua base de estudos matemáticos, físicos, administrativos, de gestão e sociais faz com que esse profissional tenha conhecimento sistêmico sobre os processos envolvidos nas empresas de Engenharia. Por ter uma formação diversa, o tecnólogo também poderá atuar em outros campos além da indústria como, por exemplo, em consultorias e gerir equipes de prestação de serviços próprias ou de terceiros.
Áreas de atuação.
O Tecnólogo em Engenharia encontrará oportunidades de trabalho em indústrias e empresas de Engenharia que demandam processos diversos, envolvendo homens, materiais, tecnologia e informação. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes processos para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto. O Tecnólogo em Engenharia deve ainda prestar consultorias diversas para empresas e indústrias nos mais variados segmentos através de empresa própria. Essas atividades são tratadas em profundidade e de forma integrada pelo curso.
Duração do curso.
3 anos (6 semestres)
Encontros presenciais.
Semestrais
Disciplinas.
1° ANO (1º Semestre)
Introdução a Engenharia
Empreendedorismo
Metodologia da Pesquisa em Engenharia
Gestão de Projetos de Engenharia (PMI)
Engenharia Legal e Segurança do Trabalho
Geometria Descritiva e Desenho Técnico
Ciência dos Materiais
1° ANO (2º Semestre)
Gestão Ambiental
Filosofia e Ética
Sociologia
Algoritmos e Estrutura de Dados
Desenho Técnico Computacional
Química Tecnológica Geral
Legislação e Ética Profissional
Pré Cálculo Aplicado a Engenharia
2° ANO (1º Semestre)
Desenho Computacional
Instalações Elétricas e Equipamentos
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Introdução à Física
Física Aplicada a Engenharia
Computação Aplicada à Engenharia
Probabilidade e Estatística
2° ANO (2º Semestre)
Física Aplicada a Engenharia II
Fenômenos dos Transportes
Cálculo Aplicado a Engenharia I
Cálculo Aplicado a Engenharia II
Mecânica dos Sólidos
3° ANO (1º Semestre)
Modelos de Gestão
Gestão de Orçamentos e Custos
Optativa I
Optativa II
Gestão de Projetos Industriais
3° ANO (2º Semestre)
Gestão da Automação
Gestão da Qualidade
Gestão Financeira
Gestão de Pessoas
Gestão da Tecnologia e Inovação
Optativa III
Optativa IV
Componentes Curriculares Obrigatórios 2400 horas (60’)
Carga Horária Total do Curso: 2400 horas (60’)
Modalidade.
A distância (EaD). Aulas online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.
Os alunos acessam as aulas e atividades de onde estiverem e quando puderem.
OBS: Ao final de cada semestre ocorre o “Projeto Integrador”, quando o aluno deverá comparecer presencialmente à instituição, cumprindo uma carga horária de 15 horas de atividades, incluindo realização da prova no domingo de manhã. Esse projeto ocorrerá aos sábados (manhã e tarde) e aos domingos (manhã).
Informações.
As aulas são organizadas de forma subsequente, ou seja: a cada mês será liberada, em média, uma disciplina de 80 horas, ou duas de 40 horas. A previsão é que a cada semestre o aluno tenha cinco meses de atividade. As aulas são online, com acompanhamento de professores e tutores da área, altamente qualificados.
O material didático é elaborado pelo corpo docente da instituição e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo composto de: roteiro de estudos, apostila e aulas gravadas, com acesso via web. A interatividade é garantida a partir de ferramentas como fórum, blog e lista de e-mail.
Todas as aulas são planejadas de acordo com calendário disponibilizado aos alunos no início de cada semestre e por disciplina.
Ao final do semestre ocorre o "Projeto Integrador", com uma carga horária de 15 horas, quando o aluno deverá comparecer à instituição.
Nesse projeto haverá momentos de aulas com os professores, palestras e visitas técnicas, troca de experiências, apresentação de trabalhos, projetos, TCCs e dos relatórios de estágio, além da aplicação da prova presencial. Toda a atividade é organizada pela coordenação do curso e comunicada aos alunos com antecedência.
A participação é obrigatória, sendo necessário comparecer a pelo menos 75% das atividades previstas para aprovação. As 15 horas do "Projeto Integrador" serão distribuídas da seguinte forma: sábado, manhã e tarde; domingo, manhã. Opcionalmente, o aluno tem a oportunidade de realizar as provas das disciplinas cursadas a cada trimestre, devendo comparecer à UniFil em um sábado estipulado no calendário. Caso não possa comparecer trimestralmente, todas as provas são realizadas juntas, durante o "Projeto Integrador", em um domingo de manhã, ao final do semestre.
Matrículas.
Orientação para matrícula
Perderá o direito à vaga o candidato que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado ou deixar de apresentar a documentação exigida;
A matrícula é ato formal de ingresso e de vinculação do aluno à Instituição de Ensino, importa os direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição;
Sua matrícula pode ser feita presencialmente ou pela Internet.
A garantia da matrícula está condicionada ao pagamento da primeira mensalidade e a apresentação de todos os documentos solicitados.
A documentação pode ser entregue da seguinte forma:
1) Digitalizada em PDF
2) Presencialmente:
3) Cópia pelo Correio:
Documentos para Matrícula:
Documentos
Certidão de Nascimento ou Casamento;
Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação, ou RNE e Passaporte, em se tratando de estrangeiro;
CPF;
Título de Eleitor;
Carteira de Reservista ou Dispensa Militar;
Comprovante de Residência;
Histórico Escolar do Ensino Médio ou, Diploma de Curso Superior (registrado);
Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Candidatos em fase de Conclusão do Ensino Médio
Declaração emitida pelo colégio onde estuda informando a previsão de conclusão.
Conclusão de Ensino Médio no Exterior
Documento comprobatório da conclusão do Ensino Médio e Certificado de Revalidação do estudo realizado no exterior.
Candidatos menores de idade deverão apresentar responsável financeiro maior de 18 anos para validação dos termos e contratos. Documentos do responsável financeiro:
Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação;
CPF.
Informações adicionais.
Os documentos solicitados acima devem estar legíveis;
Toda a documentação estará sujeita à análise e validação, podendo ser solicitado outros documentos que forem necessários;
Do candidato estrangeiro, bem como aquele que concluiu o Ensino Médio no exterior, será exigido o documento de conclusão do curso devidamente validado pelas Instituições Credenciadas