ModalidadeAs aulas do Curso Superior de Engenharia de Pesca da UFRPE são dadas de forma presencial.
DuraçãoO curso tem um total de 3.705 horas e 9 semestres de duração.
Certificado oficialA Universidade Federal Rural de Pernambuco concede diploma aos alunos que concluem com êxito o curso.
ConsideraçõesO Curso Superior de Engenheria de Pesca tem como objetivo capacitar seus alunos nas seguintes áreas:
Aquicultura, tecnologia de pesca; tecnologia do pescado; investigação pesqueira; administração e economia pesqueira; planejamento pesqueiro; ecologia aquática; elaboração e execução de projetos nas áreas de pesca, aquicultura e meio ambiente ou docência.
Dirigido aO perfil do candidato ao curso de Curso Superior de Engenharia de Pesca da UFRPE é de pessoas que tenham afinidade com ciências agrárias e recursos aquáticos.
Área de atuaçãoOs profissionais do curso de Engenharia de Pesca poderão trabalhar exercendo diferentes funções nesse setor, como por exemplo executando projetos em cooperativas de pesca, atuar na administração e economia pesqueira, planejamento pesqueiro ou docência.
ObjectivosO Curso Superior de Engenheria de Pesca tem como objetivo desenvolver habilidades nas seguintes áreas:
1- Aqüicultura: estudar e aplicar técnicas de propagação e criação de organismos aquáticos;
2- Tecnologia de Pesca: aplicar e desenvolver técnicas para localizar e capturar organismos aquáticos;
3- Tecnologia do Pescado: desenvolver atividades de controle sanitário, processos de conservação, processamento e industrialização de produtos pesqueiros;
4- Investigação Pesqueira: estudar a dinâmica de populações e avaliação de estoques pesqueiros;
5- Administração e Economia Pesqueira: atuar na administração pública ou privada do setor;
6- Planejamento Pesqueiro: elaborar, analisar, executar e avaliar programas e projetos;
7- Ecologia Aquática: estudar as condições físicas, químicas, geológicas e ecológicas dos ambientes aquáticos, visando à criação ou exploração dos recursos pesqueiros, de forma sustentável;
8- Extensão Pesqueira: desenvolver ação comunitária e planejamento participativo para promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades de pescadores e aqüicultores;
9- Projetos: elaborar, executar e implantar projetos nas áreas de pesca, aqüicultura e meio ambiente, notadamente em ecossistemas aquáticos;
10- Docência: atuar como professor, lecionando disciplinas ligadas ao setor pesqueiro e aos correlatos, elaborar ou executar projetos técnicos e de pesquisas.
ConteúdoDisciplinas
O currículo do Curso de Engenharia de Pesca é composto de 55 disciplinas obrigatórias. Juntas, perfazem 3690 horas. Deste total, incluem-se disciplinas do Ciclo Básico/Geral e do Profissional, alem do estágio supervisionado de 300 horas (de acordo com a Grade Curricular).
O elenco é composto pelo Ciclo Básico e Ciclo Profissional.
Ciclo Básico/Geral
Matemática, Física, Computação, Desenho Técnico Aplicado, Métodos Estatísticos Aplicados à Pesca, Mecânica Aplicada, Máquina e Motores Utilizados na Pesca, Meteorologia Física e Sinótica, Fotogrametria e Fotointerpretação, Topografia, Análise Química, Química Biológica, Bioquímica, Botânica Aquática, Zoologia Aquática, Ecologia Básica, Microbiologia, Fundamentos de Sociologia Rural, Economia Pesqueira, Extensão Pesqueira, Administração e Legislação Pesqueira.
Ciclo Profissional
Geologia de Ambientes Aquáticos, Limnologia Biótica e Abiótica, Oceanografia Biótica e Abiótica, Fisioecologia dos Animais Aquáticos, Malacologia, Carcinologia, Ictiologia, Engenharia para Aqüicultura, Aqüicultura Geral e Especial, Piscicultura, Carcinicultura, Navegação, Técnicas de Pesca, Tecnologia do Pescado, Avaliação dos Recursos Pesqueiros, Dinâmica de Populações Pesqueiras e Aspectos da Pesca Brasileira.
Boa
É um curso que vem se valorizando, as cadeiras são bem ministradas, não é um curso tão fácil de se formar. Vale a pena!
João Carlos Maia
Curso Superior em Engenharia de Pesca - Noviembre 2011
Excelente!
O curso de Engenharia de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é excelente e tranquilo para estudar.
Nathan Lenon
Curso Superior em Engenharia de Pesca - Agosto 2011
Os professores são bons e o atendimento também.
Marcio José de Lucena e Souza
Curso Superior em Engenharia de Pesca - Junio 2011
Ótimo curso de nível superior.
Ana Santos
Curso Superior em Engenharia de Pesca - Junio 2011