ObjectivosOBJETIVO: O objetivo deste curso é apresentar os principais blocos da EFD Fiscal, orientando sobre a geração das informações necessárias à escrituração dos registros.
Dirigido aPúblico alvo: Contadores, Auditores, Consultores, Analistas Fiscais, Contábil e de Custos; Assistentes e auxiliares Fiscais, profissionais de T.I., Desenvolvedores de Sistemas e profissionais que atuam em escritórios de Contabilidade e que de forma ampla necessitam compreender a estrutura desta importante declaração, a qual tornou-se um estratégico instrumento para o fisco sobre o controle ao contribuinte, com possibilidades de aplicação de penalidades.
TitulaçãoCertificado
ConteúdoSPED FISCAL - EFD DO ICMS E IPI
Demonstração dos principais Blocos que compõem a declaração e análise do novo Bloco K (Controle da Produção e do Estoque)
OBJETIVO: O objetivo deste curso é apresentar os principais blocos da EFD Fiscal, orientando sobre a geração das informações necessárias à escrituração dos registros.
Será demostrado a correta preparação da Escrituração Fiscal Digital - EFD, orientando os participantes, quanto as informações à serem geradas para o SPED-Fiscal do ICMS e IPI, retificação do arquivo, a origem dessas informações e os cruzamentos das informações prestadas, as quais serão objeto de análise pela Secretaria da Fazenda e Receita Federal.
O treinamento conterá uma ampla abordagem sobre o Bloco K (Controle da Produção e do Estoque), que é a nova exigência do SPED Fiscal.
Público alvo: Contadores, Auditores, Consultores, Analistas Fiscais, Contábil e de Custos; Assistentes e auxiliares Fiscais, profissionais de T.I., Desenvolvedores de Sistemas e profissionais que atuam em escritórios de Contabilidade e que de forma ampla necessitam compreender a estrutura desta importante declaração, a qual tornou-se um estratégico instrumento para o fisco sobre o controle ao contribuinte, com possibilidades de aplicação de penalidades.
I – Histórico e Abrangência atual e futura do projeto SPED
· Legislação aplicável
· Objetivo da exigência desta importante declaração
· Implicações tributárias
· Pessoas jurídicas obrigadas
· Adesão Voluntária à Escrituração Fiscal Digital
· Livros abrangidos
· Declarações
· Validação e envio
· Obrigações Fiscais já dispensadas
· Autonomia dos Estabelecimentos
· Retificação do arquivo: Forma, cuidados e prazos
· Prazo de entrega
· Penalidades previstas em âmbito Estadual e Federal
· Utilização e importância do Guia Prático
II - Apresentação dos principais blocos e registros
· Análise das informações a serem enviadas
· Perfil de apresentação
· Enfoque do declarante e as tabelas do CST
· Análise do conteúdo dos principais registros e os cruzamentos previstos
· Forma de controle do Ativo Permanente e a adequação dos bens para tomada de créditos do ICMS
· Tabelas à serem utilizadas
· Orientações sobre a nova obrigatoriedade – Bloco K – discussões e orientações para a empresa preparar a base de dados para a apresentação das informações deste importante bloco
· Ordem de Produção
· Possíveis cruzamentos da SEFAZ e Receita Federal
Carga Horária: 8 horas.
Instrutor: Bacharel em Administração de Empresas e Contabilista. Ex Consultor de Impostos Indiretos, da IOB e FiscoSoft. Palestrante e instrutor de cursos na área tributária e SPED.
Atua na área fiscal há mais de 28 anos, coordenando as atividades da área fiscal tributária em empresas de grande porte de vários segmentos, com especialidade em impostos indiretos e substituição tributária. Consultor Tributário de Trading Company.