Curso: Laboratório digital – Preto e Branco e Fine Art
ModalidadeAs aulas são ministradas presencialmente.
DuraçãoA carga horária é de 64 horas/aula.
Certificado oficialOs participantes recebem um certificado ao final do curso.
ConsideraçõesO Instituto Internacional de Fotografia está localizado na capital paulista. O IIF é uma escola dinâmica e moderna que oferece curso profissionalizantes e livres na área de fotografia. Através do Curso: Laboratório digital – Preto e Branco e Fine Art, o Instituto Internacional de Fotografia tem como objetivo formar um Fine Art Printer - profissional capaz de interpretar e dar acabamento a um original, criando uma impressão com assinatura própria. O curso está divido em duas unidades: teórica e prática. Na fase teórica, é abordada a parte conceitual na qual é analisada a linguagem fotográfica através do estudo de mestres da fotografia PB. Já na etapa técnica serão abordadas as ferramentas utilizadas para a expressão fotográfica em PB.
Dirigido aFotógrafos profissionais interessados em adquirir conhecimentos em Fine Art P&B.
Área de atuaçãoEstúdios fotográficos, agências de publicidade, gráficas, laboratórios fotográficos, entre outras possibilidades.
Curso: Laboratório digital – Preto e Branco e Fine Art
Conteúdo Laboratório digital – Preto e Branco e Fine Art
O objetivo deste curso é formar um Fine Art Printer: um profissional capaz de interpretar um original – elaborado por ele mesmo ou por terceiros – e dar acabamento a ele, criando uma impressão com assinatura própria. O curso tem um conteúdo teórico/prático dividido em dois grandes momentos: uma parte conceitual – na qual se analisa a linguagem fotográfica através do estudo de mestres da fotografia PB, e uma parte técnica – na qual as ferramentas necessárias para a expressão fotográfica em PB são estudadas.
No decorrer do curso, os seguintes tópicos serão abordados:
MÓDULO I – CONCEITOS
Uma viagem pelo PB: análise do processo criativo de fotógrafos que se destacam nessa linguagem, como Brassai, Mapplethorpe, Helmut Newton;
Análise de imagens e composição: exercícios no intuito de aprender a identificar pontos fortes e fracos em uma imagem que será impressa;
Planejamento de impressão: como deixar a representação fotográfica mais clara, usando contrastes, texturas, tonalizações e outros recursos de tratamento para valorizar a imagem.
MÓDULO II – TÉCNICAS
Controle de tons na fotografia PB digital: histogramas, fotometria pontual e mapeamento de latitude;
Implementando um laboratório digital: monitores, impressoras e hardware necessário;
Gerenciamento de cores: calibração e perfilamento de monitor e impressora, e elaboração de provas virtuais;
Edição;
Fluxo de trabalho: software necessário, e sequência de administração dos arquivos e backups;
Fotografia em RAW;
Métodos de conversão para PB;
Curvas, níveis e métodos de controle de contraste no Photoshop;
Mesclagem de camadas para controle de contraste;
Máscaras de camada e controle tonal localizado;
Nitidez e redução de ruído;
Preparação de arquivos para impressão;
Tonalizações;
Dodge & Burn;
Papéis disponíveis para impressão digital e suas características;
Cuidados finais no manuseio e impressão;
Montagem e conservação.
O curso será pontuado por projetos fotográficos – incluindo uma saída – e aulas práticas, que serão executados em um Ateliê especializado em impressão. A certificação dependerá de uma avaliação e de um trabalho de conclusão de curso, que consiste em um ensaio fotográfico impresso, com temática, apresentação e estética definidas pelo aluno.