ModalidadeO Curso Extensivo de Ucraniano ocorre na sede do Celin.
DuraçãoSão 60 horas/aula de Curso Extensivo de Ucraniano.
Certificado oficialReceberá um certificado de conclusão do curso.
ConsideraçõesO Celin fundou o curso de Ucraniano pensando na quase total ausência do ensino deste idioma e cultura nas universidades brasileiras, e pensando na importância em tomar contato com uma etnia que marcou a formação da identidade do Paraná. O Curso Extensivo de Ucraniano permite o desenvolvimento do ensino e da formação e atualização de professores. Também abre um campo de pesquisas acadêmicas nas áreas de linguística, literatura, cultura e identidade étnica ucraniana. O curso é ministrado em diferentes níveis, adequando-se ao conhecimento dos alunos.
Dirigido aO Curso Extensivo de Ucraniano está dirigido à comunidade interna e externa da UFPR, que deseja aprender o idioma e cultura ucranianos.
Área de atuaçãoOs que cursarem o Extensivo de Ucraniano poderão realizar pesquisas científicas nas áreas afins e dar aulas.
ConteúdoO projeto de extensão de língua e cultura ucraniana envolve cursos de língua ucraniana para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e atualização para professores de ucraniano, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura ucraniana, dialetologia (dialetos ucraniano-brasileiros), língua, cultura e identidade étnica.
A proposta se justifica pela total ausência de cursos de língua e cultura ucraniana na área de Letras (ou afins) nas universidades brasileiras. O Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR é um espaço que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da língua e da cultura desse importante elemento que contribuiu para a formação da identidade do Estado do Paraná, a etnia ucraniana, etnia que, até o presente momento, não está representada nas instituições públicas deste Estado ou do país. Estima-se que há cerca de oitocentos mil descendentes de ucranianos no Brasil, dos quais pelo menos um quarto reside na região de Curitiba e municípios próximos. A instituição dos estudos acima mencionados é uma demanda antiga da comunidade de descendentes de ucranianos do Estado do Paraná.