ModalidadeO Curso Extensivo de Polonês é de modalidade presencial.
DuraçãoSomam 60 horas/aula de curso.
Certificado oficialO aluno receberá um certificado de conclusão do curso Extensivo de Polonês.
ConsideraçõesO Celin é um reconhecido ambiente de desenvolvimento de práticas de aprendizado de língua e cultura estrangeiras e também um um importante espaço de integração dos alunos de Letras da UFPR à prática docente, possibilitando estágios e incentivos à pesquisa. Possui 3900 alunos e ensina 22 idiomas.
O curso Extensivo de Polonês pretende desenvolver o ensino e a pesquisa no campo do idioma e da cultura polonesa. Partindo da escassez de cursos nas Universidades do Brasil desta cultura e pensando na vastidão de descendentes de poloneses no país, principalmente no Estado do Paraná, o curso visa a atender a uma demanda antiga da comunidade dessa etnia.
Dirigido aO curso está proposto aos alunos da UFPR e aos externos à comunidade acadêmica que desejem adquirir conhecimentos sobre idioma e cultura polonesa, assim como conduzir pesquisas nessas áreas.
Área de atuaçãoPoderão dar aulas do idioma, tradução ou realizar pesquisas científicas.
ConteúdoO projeto de extensão de língua e cultura polonesa envolve cursos de língua polonesa para a comunidade acadêmica da UFPR, bem como para a comunidade externa, cursos de formação e/ou atualização para professores de polonês, e também a realização de pesquisas nas seguintes áreas: ensino da língua, cultura e literatura polonesa, dialetologia (dialetos polono-brasileiros), língua, cultura e identidade étnica.
A proposta se justifica pela total ausência de cursos de língua e cultura polonesa na área de Letras (ou afins) nas universidades brasileiras. O Centro de Línguas e Interculturalidade é um espaço que permite o desenvolvimento do ensino e da pesquisa da língua e cultura desse importante elemento que contribuiu para a formação da identidade do Estado do Paraná, a etnia polonesa, etnia que, até o presente momento, não está representada nas instituições públicas deste Estado ou do país. Estima-se que há cerca de um milhão e trezentos mil descendentes de poloneses no Brasil dos quais cerca de trezentos mil residem na região de Curitiba e municípios adjacentes. A instituição dos estudos acima mencionados é uma demanda antiga da comunidade de descendentes de poloneses do Estado do Paraná.