Curso em Cálculo de Resultado e Risco de Tesouraria
ModalidadeAs aulas do curso ocorrem na sede da instituição.
DuraçãoO curso dura 36 horas no total.
Certificado oficialO estudante que realiza com êxito todas as disciplinas do curso recebe o diploma outorgado pela universidade.
ConsideraçõesO curso tem o perfil prático e visa formar profissionais com conhecimento técnico suficiente para realizar a delicada tarefa de cálculos de resultados e riscos dentro da área de tesouraria de uma empresa. O curso oferece um importante arsenal teórico através do material didático preparado pelos professores da instituição, e estão sempre atualizados relativamente as novas questões exigidas pelo mercado.
Dirigido aO curso se orienta aos profissionais de instituições financeiras, de consultoras que trabalham controlando contas e/ou a executivos de empresas interessados no assunto.
Área de atuaçãoHá oportunidades em instituições financeiras, consultoras e empresas sempre em tarefas relacionadas ao mercado financeiro.
Curso em Cálculo de Resultado e Risco de Tesouraria
ObjectivosDesenvolver nos participantes habilidade nos cálculos de resultado e risco das operações de Tesouraria, permitindo maior eficácia no desempenho de suas funções.
Dirigido aExecutivos de Back-Office de Instituições Financeiras e de Controladorias de empresas, que calculam o resultado gerencial, o risco e o resultado contábil de diversas mesas de um Banco e das operações de derivativos das Empresas.
ConteúdoPrograma:
1) Treinar para as funções do back-Office:
a. Cálculo de MTM;
b. Formação de curvas para MTM dos diversos produtos, utilizando derivativos;
c. Resultado Gerencial x Resultado Contábil;
d. Cálculo de Risco (VAR / DV01 / Stress Test).
2) Treinar para melhor interpretação da atividade da Tesouraria
a. Operações de Mercado: Futuros, Estratégias com Futuros, Swaps, Opções, Estratégias com Opções, Swaps com Fluxo, Swaps com Limitador e com Arrependimento
b. Operações casadas: Renda Fixa + Derivativos => Capital Protegido, Reverse Convertibles, etc....
(Este módulo 2 dará maior capacidade ao Back-Office de discutir os assuntos com o Front-Office, e maior capacidade para marcar a mercado as operações casadas, que têm derivativos embutidos em sua estrutura)