ObjectivosO curso Técnico em Automação Industrial visa preparar profissionais com um novo perfil de saber fazer e gerenciar o processo. Objetiva também, requalificar os que já atuam na área para a utilização de métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos, visando a qualidade e a produtividade dos processos industriais relativos às áreas de Tecnologia.
ConteúdoNas últimas décadas os avanços da microeletrônica possibilitaram fabricar bilhões de microprocessadores e microcontroladores. Isto tornou a realização de controle digital viável não apenas para sistemas grandes, como também para eletrodomésticos, eletro-eletrônicos e até brinquedos.
Durante este período foram desenvolvidos componentes eletrônicos de potência, chips de memória de alta capacidade, processadores com arquitetura avançada, etc. Tudo isso deu impressão que talvez tivesse surgido uma nova disciplina ou até uma nova tecnologia.
A Automação Industrial se tornou um método de análise e consideração de produtos e processos.
Respondendo a esta exigência do mercado, foram desenvolvidos os cursos de Automação Industrial, para que os novos produtos e processos pudessem competir no mercado moderno, as equipes de projetistas compostas de especialistas tradicionais, têm que adotar a abordagem de Automação Industrial a longo prazo. Esta abordagem sugere novas soluções para problemas antigos e garante que produtos novos poderão conquistar seu espaço no mercado.
O curso ainda prepara o profissional para o planejamento de projetos. Trata-se de uma carreira com mercado de trabalho garantido, em conseqüência da carência de profissionais preparados e da chegada ao Brasil de empresas de tecnologia de ponta.
O curso Técnico em Automação Industrial está composto por três Módulos e acrescido de estágio curricular de 120 horas.
Ao completar os três Módulos mais a carga horária de estágio, quando o aluno assim desejar, ele receberá o Diploma de Técnico em Automação Industrial, sendo obrigatória a conclusão do ensino médio para tal Habilitação.
Os Técnicos em Automação Industrial poderão exercer suas atividades profissionais em empresas especializadas, em atividades de projetos, execução e manutenção de instalações e equipamentos, no gerenciamento dessas atividades, na prestação de serviços afins ou como empreendedores.
Conteúdo
MÓDULO I
DURAÇÃO
4 Meses
DISCIPLINAS
Eletricidade
Informática Básica
Análise de Circuitos
Eletrônica
Prática de Projetos I (Ativ. Extra-classe)
DISCIPLINAS
Eletrônica Digital
Eletrônica Analógica
Linguagem de Programação
Organização e Normas
Desenho Técnico
Prática e Teoria de Projetos
Prática de ProjetosII (Atividade Extra-classe)
DISCIPLINAS
Metrologia
Técnicas de Linguagens de Programação
Tecnologia dos Materiais
Máquinas
Eletrônica Industrial
Sistemas de Supervisão
Rede de Dados
Pneumática
Hidráulica
Projetos de Automação (Ativ. Extra-classe)
Após conclusão dos 3 módulos, a realização do estágio supervisionado e a conclusão do ensino Médio o aluno terá direito ao Diploma de Técnico em Automação Industrial.
Carga Horária do Curso: 1370 Horas
Pré-requisito
Ter concluído o Ensino Médio ou cursando no mínimo a primeira série do ensino médio.
Matrícula
O aluno deve apresentar os seguintes documentos:
• RG;
• CPF;
• Comprovante de endereço;
Efetuar o pagamento da matrícula, que também já tem validade como 1 mensalidade.
Corpo Docente
O quadro de docentes para o curso Técnico em Automação Industrial é composto por profissionais graduados em engenharia ou tecnologia, com formação e experiência profissional condizentes com os componentes curriculares que compõem a organização curricular do curso.
Certificação e Diplomas
Qualificação Profissional:
Reparador Eletroeletrônico
O aluno que concluir o Módulo I e o Módulo II fará jus ao Certificado de Qualificação Profissional, para fins de exercício profissional e continuidade de estudos.
Diploma de:
Técnico em Automação Industrial
O aluno que concluir os Módulos I, II e III, mais o estágio profissional e ter concluído o ensino médio fará jus ao Diploma de Habilitação Profissional.
CREA
Após a obtenção do diploma o aluno poderá requerer seu registro junto ao CREA.