ObjectivosEmbasar teoricamente os profissionais de diversas áreas, na compreensão das principais transformações do mundo do trabalho e da sociedade, de forma a oferecer elementos conceituais para que se possam entender os possíveis impactos para os trabalhadores.
Dirigido aProfissionais de nível superior da áreas de administração, engenharia de produção, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e ciências sociais, cuidadores, gestores e proprietários de pequenas e médias empresas e demais interessados nesse assunto.
ConteúdoCurso: Sociologia Industrial e do Trabalho
Áreas: Administração, Recursos Humanos.
Nível: Qualificação Acelerada.
Ementa: Entendendo a Sociologia; O Mundo do Trabalho como Categoria de Análise; Principais Transformações no Mundo do Trabalho; Do Taylorismo/Fordismo à Especialização Flexível; Gênero e Cultura na Sociologia do Trabalho; O Cooperativismo como Forma de Associação do Trabalho; A Informalidade no Trabalho; A Precarização do Trabalho; Informalidade, Redes Sociais e Saúde.
Duração (estimada): 1 mes.
Carga horária: 40 horas. Pré-requisito: Curso livre. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Autor: Daniel Perticarrari e Fernanda Cockell.
Currículo do Autor: Dr. Daniel Perticarrari Pós-Doutorado pela UNICAMP - Faculdade de Educação; Doutor em Sociologia Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2007; Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, 2003; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, 1999; Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa científica junto à UFSCar, UNICAMP, e CARDIFF UNIVERSITY - Inglaterra. Dra. Fernanda Flávia Cockell Doutora em Engenharia de Produção (Saúde e Trabalho) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2008; Mestre em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2004; Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2001. Desenvolveu pesquisas na área de ergonomia junto à UFMG, FUNEP e UFSCar. Atualmente, participa de projeto de pesquisas na UFSCar e UNICAMP, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Têm experiência em treinamentos, comitês de ergonomia e projetos de intervenção ergonômica nas empresas: UNILEVER, Telemig Celular, Multibrás (Brastemp), SOICOM, CRB, Johnson & Johnson, PMMG, Companhia Mineira de Metais, entre outras..
Avaliaçao: Para cada módulo haverá uma avaliaçao on-line.
Tutor Daniel Perticarrari
Os certificados de Qualificação e os de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos com validação feita pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.