- Entender como o Scrum - Desenvolvimento Ágil de Software - influencia positivamente na qualidade dos produtos, contribui para o cumprimento de prazos e orçamentos e diminui os riscos dos projetos de desenvolvimento de produtos.
- Assimilar conhecimentos dos elementos que compõem o framework Scrum: papéis, artefatos e eventos.
- Entender as iterações do método Scrum - sprints - e como os elementos do framework colaboram entre si para incrementar o valor entregue ao cliente ao final de cada interação.
- Desenvolver visão crítica sobre fatores de contexto das organizações que favorecem ou dificultam a adoção de Scrum.
- Assimilar as práticas do Scrum por meio de simulações de sprints.
- Desenvolver habilidades para conduzir as organizações na adoção do método ágil Scrum.
Público-alvo:
- Gerentes de Projeto interessados em entender as diferenças entre a gestão de projetos utilizando Scrum e a gestão tradicional baseada nas recomendações do PMI.
- Gestores interessados em aumentar o retorno dos seus investimentos em Desenvolvimento de Produtos.
- Consultores Técnicos que desejem aumentar o leque de possibilidades para influenciar positivamente as organizações em busca de excelência de cumprimento de prazos e orçamentos.
- Desenvolvedores, Analistas, Testadores e Arquitetos de Software interessados em entender como os times trabalham em projetos utilizando Scrum.
- Empreendedores de pequenas e medias empresas interessados em aumentar a qualidade de seus produtos sem necessidade de altos investimentos em Gestão de Projetos e Gestão de Desenvolvimento de Produtos baseada em práticas tradicionais.
Programa:
1 - Introdução
1.1 - Manifesto Ágil.
1.2 - Scrum: o que é? O que não é?
1.3 - Scrum e outras metodologias ágeis.
1.4 - Scrum Alliance e Scrum.ORG.
1.5 - A importância do Scrum Guide.
1.6 - Certificação Scrum Master.
2 - Fundamentos de Scrum
2.1 - Controle empírico de processos: Transparência Inspeção e Adaptação.
2.2 - Papéis.
2.3 - Eventos.
2.4 - Artefatos.
2.5 - Definição de Pronto.
3 - Práticas de Scrum
3.1 - Escrevendo Histórias.
3.2 - Jogo do Planejamento.
3.3 - Estimativas - Planning Poker.
4 - Implantação de Scrum
4.1 - Quando não utilizar Scrum.
4.2 - Como influenciar o time para utilizar Scrum.
4.3 - Como influenciar as pessoas de negócio.
4.4 - Soluções inteligentes para impedimentos durante a utilização.
Outro curso relacionado com engenharia de software