ModalidadeModalidade presencial para todas as aulas.
DuraçãoConsultar.
Certificado oficialO aluno recebe um Certificado de conclusão do curso de Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas:"Fundamentos Teóricos" e "Ações e Intervenções".
ConsideraçõesO curso Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas:"Fundamentos Teóricos" e "Ações e Intervenções" ministrado pela PUC SP é único no mercado e tem como objetivo fazer uma análise de todos os processos psicológicos que envolvem o envelhecimento e suas consequências. Os profissionais que se dedicam a essa área, agora podem fazer um estudo mais aprofundado neste campo.
Na formação serão mostradas as várias modalidades psíquicas do envelhecimento, se voltando aos assuntos da área gerontológica da atualidade, como saúde e convívio em sociedade. Serão abordados ainda temas relacionados a sexualidade e depressão, além de debates sobre políticas públicas voltadas a terceira idade.
Dirigido aCurso voltado a todos os profissionais com trabalho efetivo na área, além de graduados e graduandos do último ano de todas as áreas.
Área de atuaçãoEsse profissional pode prestar serviços em clínicas e hospitais, casas de repousos, e serviço domiciliar.
Curso de Psicogerontologia
ObjectivosProfissionais de todas as áreas que já atuam ou planejam trabalhar com idosos têm agora uma excelente oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre gerontologia com o curso "Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas". Único desse tipo no mercado, o programa tem como proposta destrinchar os aspectos psicológicos envolvidos no processo de envelhecimento, uma fase vital que vem repleta de novas demandas, e suas conseqüências.
O curso mostrará as diferentes modalidades psíquicas do envelhecer e suas determinações culturais e focalizará os grandes temas do trabalho gerontológico na atualidade, especialmente aqueles relacionados à questão da saúde e do convívio social, em acordo com as políticas públicas para este setor da população. Os alunos terão oportunidade de explorar temas como subjetivação, corpo e temporalidade, história, memória, demência, depressão e sexualidade. A relação do idoso com os familiares, cuidados a serem tomados, qualidade de vida, a questão da dependência, a opção pelo asilamento e o problema da violência também estão no programa. Além do enfoque psicológico, haverá ainda debate sobre as políticas públicas existentes ou viáveis para o setor.
A coordenação está sob responsabilidade das professoras doutoras Ruth Gelehrter da Costa Lopes e Delia Catullo de Goldfarb, ambas com reconhecida experiência na área gerontológica clínica, acadêmica e social. As aulas serão expositivas, com análise prática de casos clínicos ou institucionais e dinâmicas de resolução de problemas.
O curso está organizado em duas partes independentes, diferentes e complementares, que podem ser cursadas isoladamente. São elas: "Fundamentos Teóricos" e "Ações e Intervenções".
PracticasSupervisão clínica e institucional.
Dirigido aTodos os profissionais com trabalho efetivo na área, além de graduados e graduandos do último ano de todas as áreas.
TitulaçãoCertificado de conclusão do curso de Psicogerontologia: Fundamentos e Perspectivas:"Fundamentos Teóricos" e "Ações e Intervenções"
Conteúdo FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
- Psicogerontologia: introdução e história
- Velhice – o processo de subjetivação no envelhecimento
- Evolução e modificações do aparelho psíquico
- Apego e desapego
- Espiritualidade – envelhecimento e espiritualidade
- Envelhecimento e saúde – senescência e senilidade
- Corporalidade – Modificações estéticas e funcionais
- Autonomia e saúde – limite
- O Eu e o tempo: tempo, história e memória
- Luto – o luto pela própria vida
- Depressão e doença: causas, formas e mecanismos
- Memória autobiográfica: afetiva e subjetiva – Perspectivas e ressignificação da identidade atual
- História e memória – Introdução à questão demencial
- Demências: os mecanismos psíquicos – A situação da família
AÇÕES E INTERVENÇÕES:
- Gerontologia e Psicogerontologia: uma abordagem interdisciplinar
- Imagem social e identidade
- Autonomia, independência e qualidade de vida.
- O idoso na família: A transmissão psíquica intergeracional
- A sexualidade no envelhecimento: Sexualidade e genitalidade.
- Sexualidade e cultura. Repressão e preconceito
- Cuidar, tratar, acompanhar: Conceitos e funções diferenciadas
- Violência e preconceito: Diagnóstico, modalidades, manifestações
- Gestão Gerontológica Domiciliária: resposta a novos desafios
- Acompanhamento terapêutico com idosos
- A Psicogerontologia e a PNI
- Políticas Públicas e subjetividade
- Instituições de longa permanência. Institucionalização e vínculos
- Previdência e aposentadoria
- Supervisão clínica e institucional.
Curso muito enriquecedor.
Talitha Lobo
Curso de Psicogerontologia - Junio 2011