DuraçãoSão destinadas 20 horas para a realização do programa.
Certificado oficialSerão entregues certificados aos egressos.
ConsideraçõesO Crédito de Carbono é uma das primeiras tentativas que visa associar as questões econômicas às ambientais, levando assim à concretização do desenvolvimento sustentável. Este seria o produto originado das reduções das emissões de Gases que provocam o Efeito Estufa, que pode ser comercializado para os países desenvolvidos que ratificaram o Protocolo de Kyoto.
O curso gira em torno de debates e exposições a respeito das iniciativas atuais para a criação e expansão do mercado de créditos de carbono no Brasil e no mundo, procurando atribuir aos participantes uma visão crítica e consciente, além de profissional sobre o tema.
Dirigido aEste curso está voltado aos profissionais de administração, geografia, engenharia ambiental, engenharia de produção, engenharia de materiais e demais interessados.
Área de atuaçãoO mercado de créditos de carbono nasceu em dezembro de 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto.
Os profissionais com este curso agregado ao seu currículo, terão habilidades para atuar com projetos próprios ou poderão integrar equipes de pesquisa em grandes empresas como a Vale.
ConteúdoO curso de Projetos de Crédito de Carbono tem como objetivo apresentar ao aluno o estado-da-arte e as tendências relativas ao gerenciamento de gases de efeito estufa (GEE) e a criação do mercado internacional de créditos de carbono, discutindo questões relativas à elaboração e gestão de inventários de GEE, projetos de redução de emissão, mecanismos de flexibilidade de acordo com o protocolo de Kyoto, as etapas para obtenção de créditos de carbono dentro dos requisitos da UNFCC para validação e verificação de projetos de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL), seqüestro de GEE, projetos para carboneutralização de GEE.
Serão abordadas também as iniciativas atuais para a criação e expansão do mercado de créditos de carbono, apresentado e discutindo os ativos transacionados, os diferentes tipos de créditos, a natureza das transações no MDL e o mercado não Kyoto de créditos voluntários, incluindo preços, oportunidades, riscos e estratégias possíveis de adoção no mercado.