Curso de Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação a Distância
ObjectivosCompreender o papel do tutor em relação à utilização de metodologia científica; Empregar a metodologia cientifica nos processos de ensino-aprendizagem na educação à distância; Examinar aspectos éticos e técnicos da pesquisa científica, em educação à distância; Estimular a utilização de bibliotecas on-line e da internet como campo de pesquisa.
Dirigido aProfissionais da área de Educação, em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos direcionados à Educação à Distância.
ConteúdoCurso: Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação a Distância
Áreas: Educação.
Nível: Qualificação Acelerada.
Ementa: O papel do tutor e os aspectos éticos e técnicos da pesquisa científica, em educação a distância. A utilização de bibliotecas on-line e da internet como campo de pesquisa. Noções básicas de estatística. A importância da leitura e da escrita na produção acadêmica. A divulgação científica e suas modalidades, no cenário do século XXI. Citações e referências. Do projeto a configuração de trabalho científico: tema, justificativa, objetivos, referencial teórico, o texto e a apresentação visual de dados. Cuidados no processo de revisão de texto.
Duração (estimada): 1 mes.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito: Curso livre. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Autor: Isabele Santos Eleotério.
Currículo do Autor: Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, 2000; Graduada Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, 1997. Graduada Comunicação Social / habilitação Jornalismo, Universidade Federal do Espírito Santo, 1990..
Avaliaçao: Para cada módulo haverá um examem on-line.
Tutor: Isabele Santos Eleotério
Os certificados de Qualificação e os de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.