Curso de Lato Sensu em Legislação Educacional e Inspeção Escolar
ObjectivosCapacitar, qualificar, atualizar e aperfeiçoar profissionais da Educação, portadores de diploma de Licenciatura Plena e pedagogia que atuam ou pretendem atuar nesta função na Educação Básica, articulando teoria e prática, através de conhecimentos básicos e necessários à melhoria da qualidade da ação educacional e escolar, desenvolvendo, ainda, a capacidade de liderança comunitária necessária aos novos projetos educacionais e organizacionais em que os estabelecimentos de ensino estão inseridos. Desenvolver competências administrativas, técnicas, políticas e pedagógicas para o exercício das funções da Inspeção Escolar, na implementação das políticas e diretrizes da educação nacional. Habilitar o profissional para lecionar em cursos superiores e realizar pesquisas nesta área do saber.
Dirigido aPortadores de licenciatura plena e de curso de pedagogia, gestores e psicólogos que atuam ou pretendem atuar em escolas do sistema público de ensino estadual e municipal ou estabelecimentos privados de ensino e nos órgãos superiores de educação e demais profissionais que pretendam atuar na área.
ConteúdoCurso: Lato Sensu em Legislação Educacional e Inspeção Escolar
Áreas: Educação.
Nível: Pós - Graduação Lato Sensu.
Duração (estimada): 12 meses.
Carga horária: 480 horas.
Pré-requisito: Curso Superior completo.
Estrutura Curricular:
Planejamento Educacional
Teoria e Princípios da Administração Escolar
A Gestão da Educação Básica
A Inspeção Escolar no Contexto Educacional Brasileiro
Legislação e Políticas Públicas em Educação
Metodologia da Pesquisa Científica
Ação e Exercício da Inspeção Escolar
Princípios e Métodos da Inspeção Escolar
Projeto Político Pedagógico na Educação Básica
Avaliação Escolar
Métodos e Técnicas no Uso das Novas Tecnologias
Didática e Metodologia do Ensino Superior
Avaliação: Provas presenciais, avaliações online e uma Monografia ao fim do curso.
Os certificados de Qualificação e os de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.