Curso de Investigação e Análise de Incidentes com uma Abordagem Sistêmica
ModalidadeO Curso de Investigação e Análise de Incidentes com uma Abordagem Sistêmica é oferecido na modalidade presencial.
DuraçãoO curso tem carga horária de 36 horas/aula, distribuidas em 2 semanas.
ConsideraçõesO Instituto Náutico Brasileiro, oferece aos seus clientes e alunos uma excelente oportunidade de formação profissional, com o curso de Investigação e Análise de Incidentes com uma Abordagem Sistêmica. Esse curso apresenta uma proposta inovadora de analise dos problemas relacionados ao tema, isso significa, que sua perspectiva de abordagem apresenta novos conceitos e argumentos para as ações na área de segurança do trabalho.
Dirigido aO único pré-requisito para realizar esse curso é que o aluno tenha concluído o ensino médio.
Área de atuaçãoAo concluir o curso o aluno estará capacitado para desenvolver suas habilidades em Empresas e indústrias de diferentes áreas de atuação.
Curso de Investigação e Análise de Incidentes com uma Abordagem Sistêmica
ConteúdoInvestigação e Análise de Incidentes com uma Abordagem Sistêmica
Área de atuação: O curso visa investigar e analisar incidentes do trabalho por meio de uma abordagem sistêmica e seleção do método mais apropriado, reconhecendo a importância do aprendizado a partir do incidente, a fim de evitar recorrências e promover a melhoria contínua do desempenho de segurança e saúde ocupacional. Este curso apresenta duas abordagens diferentes da usual, o que representa atualizações na área de segurança e saúde ocupacional. A primeira refere-se à nomenclatura, adotada pela Norma Internacional OHSAS 18001, versão 2007, que substituiu o termo “acidentes” por “incidentes”, que é mais abrangente. Essa norma considera incidentes os eventos relacionados com o trabalho em que ocorreu, ou poderia ter ocorrido, um ferimento, dano para a saúde ou uma fatalidade. E os acidentes, um incidente que originou ferimento, dano para a saúde ou fatalidade. A segunda abordagem refere-se ao conceito de “ato inseguro”, neste curso definido e desdobrado como erros humanos no trabalho.