ModalidadeAs aulas do curso são ministradas presencialmente.
DuraçãoA graduação tem a duração de 4 anos.
Certificado oficialAo lograr o plano de curso o aluno recebe um diploma de bacharel em Nanotecnologia.
ConsideraçõesO plano de curso da graduação em Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda os assuntos da aplicação da Ciência de sistemas em nanoescala.
Durante o curso o aluno verá matérias como química, física e biologia.
Dirigido aO curso de graduação poderá ser realizado pelos portadores de certificado de conclusão do segundo grau..
Área de atuaçãoO egresso do curso poderá se dedicar aos estudos da nanotecnologia.
ObjectivosA finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em 3 opções de Ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia. Tal perfil de profissional será extremamente atraente para as empresas que atuam na área de Nanotecnologia, nas suas diversas vertentes. Além disso, o conhecimento adquirido será suficientemente profundo para que o estudante possa, se assim desejar, ingressar em uma dessas três grandes áreas de pós-graduação e pesquisa da Nanociência e Nanotecnologia: Física, Materiais e Bionanotecnologia.
ConteúdoEstrutura Curricular
A estrutura do curso consiste em:
Um núcleo comum de disciplinas obrigatórias (ciclo básico), totalizando 98 créditos e com duração aproximada de 2 anos. O ciclo básico proverá uma formação sólida em Matemática, Física, Química e Biologia, com grande superposição de disciplinas ou conteúdos com os cursos já existentes de Física, Engenharia de Materiais e Biofísica, facilitando o fluxo de estudantes entre o curso de Nanotecnologia e esses cursos.
Uma subsequente divisão em 3 Ênfases (ciclo profissional): Física, Materiais e Bionanotecnologia. Cada ênfase tem seu próprio conjunto de disciplinas obrigatórias, com pelo menos 40 créditos no total.
12 créditos em disciplinas complementares (eletivas) de escolha restrita, sendo pelo menos 4 créditos em cada uma das áreas diferentes de sua Ênfase, de modo a garantir a formação interdisciplinar.
12 créditos em disciplinas complementares de escolha livre.
4 requisitos curriculares complementares de Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia (IPN) (total de 16 créditos). Em cada uma destas atividades, que formam uma parte importante do curso, o estudante deverá realizar um estágio de iniciação científica em um dos laboratórios ou grupos de pesquisa consorciados ao curso. Em cada um dos estágios, deverá aprender os fundamentos teóricos e os aspectos práticos das respectivas técnicas. Os quatro semestres de IPN deverão ser cursados em grupos diferentes e também deverá ser garantida a rotatividade entre as áreas (um Estágio em cada uma das áreas: Física, Química, Materiais e Bionanotecnologia).