ModalidadeEsta Graduação é ministrada de forma presencial.
DuraçãoEste curso tem duração média de cinco anos.
Certificado oficialBacharel em Engenharia de Produção
ConsideraçõesA proposta do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, da Unilavras, é a de promover a formação de profissionais com sólidos conhecimentos para atuarem no planejamento, controle e gestão da área produtiva de uma organização. Este curso está entre os melhores da região.
Área de atuaçãoHá grandes oportunidades, principalmente no setor industrial.
ConteúdoModalide: Bacharelado em Engenharia de Produção
Turno: noturno (Estágios e algumas disciplinas de caráter prático poderão ser realizadas durante o dia.)
Duração: 9 semestres (quatro anos e meio)
Vagas: 60 (sessenta)
Regime: semestral
Perfil Profissional
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, conjuntamente com os princípios e métodos de análise e projeto de engenharia.”
Área de Atuação
Um Engenheiro de Produção pode atuar em diversas organizações produtivas: empresas industriais e de serviços; indústrias dos ramos automotivo, da construção civil e de processos contínuos em geral (produção seriada), além de outras específicas – como mineração, siderurgia, cimento e química. Pode, ainda, desempenhar atividades na administração pública e na análise de investimentos, bem como atuar na organização, na logística e na gestão de serviços de apoio a eventos, esportivos ou artísticos.
Pode-se ter uma idéia mais precisa da atuação do Engenheiro de Produção conhecendo-se os problemas que ele trata:
- Melhoria e garantia da qualidade dos processos: implanta e desenvolve sistemas de garantia da qualidade – como os Sistemas ISO – focando, sempre, a qualidade do produto e o cliente.
- Produtividade focada em estratégias de manufatura: atua na organização e planejamento do fluxo de produção, redução de estoques, diminuição do tempo de atravessamento (do recebimento à expedição), otimização e racionalização de processos, entre outras atividades.
- Projeto de produtos ergonômicos: dedica-se a projetos de softwares ergonômicos, gestão de projetos e da inovação, redução do tempo de produção nominal em uma nova fábrica (tempo-padrão), transferência de tecnologia e de seu domínio efetivo.
- Organização do trabalho em sistemas complexos: volta-se para a formação, a qualificação e o desenvolvimento de competências adequadas a novas tecnologias.
Resumo das áreas da Engenharia de Produção, conforme a ABEPRO:
1. Gestão de Produção
2. Pesquisa Operacional
3. Gestão da Qualidade
4. Gestão do Produto
5. Ergonomia e Higiene e Segurança do Trabalho
6. Gestão Econômica
7. Gestão de Recursos Naturais
8. Gestão Estratégica e Organizacional
9. Educação em Engenharia de Produção
O curso foi muito bom, foi excelente.
Anônimo
Curso de Graduação em Engenharia de Produção - Noviembre 2011