O curso de Francês Conversação sobre Literatura Francesa é ótimo para quem quer aprofundar seus conhecimentos em literatura em língua francesa e praticar intensivamente a leitura e expressão oral. Ótimo também para quem quer praticar a língua francês para manter a fluência.
Requisito: ter concluído o Intermediário 1 no Ifesp ou equivalente em outra instituição
> Programa semestral: O curso de Francês Conversação sobre Literatura francesa possui carga-horária de 32h, divididas em 16h de aulas presenciais e 16h de aulas online. O tempo para terminar o curso de francês conversação Literatura francesa é de 8 semanas. A duração de cada aula é de 2h e a frequência é de 1 aula por semana.
> Programa de férias: O curso de Francês Conversação de férias sobre Literatura francesa possui carga-horária de 24 horas, divididos em 14 horas de aulas presenciais e 10 horas de aulas online. O tempo para terminar o curso de francês conversação de férias Literatura francesa é de 7 semanas. A duração de cada aula é de 2h e a frequência é de 1 aula por semana. Oferecemos horários no fim da tarde e a noite.
O curso de francês Conversação Literatura francesa é composto de 6 unidades com objetivos e pratica intensiva de todas as habilidades em contextos comunicativos com foco em situações cotidianas e reais além das referências a cultura e historia francesas. O nosso método de ensino é intensivo, comunicativo e dinâmico. A cada aula, leremos textos e teremos debates. Cada aluno terá que apresentar um texto escolhido previamente na bibliografia.
Além das aulas presenciais com professores nativos e diplomados nas melhores universidades francesas, você terá acesso a uma série de ferramentas online como laboratório de áudio, dicionários, vídeos, biblioteca e atividades culturais e lúdicas. Você também poderá tirar todas as suas duvidas por e-mail e ter todo o apoio da nossa equipe pedagógica.
Para atingir com mais rapidez seus objetivos, além do material apostilado e das aulas presenciais, você tem acesso a nosso curso online que contem mais de 1000 atividades: fichas explicativas e exercícios, áudio e vídeos, laboratório de pronúncia, dicionários e livros virtuais, jogos, atividades culturais e atualidade.
O aluno é avaliado com a participação em sala de aula e exercícios online. Ao final do curso, ele recebe um certificado e um relatório sobre o seu desenvolvimento, assiduidade, comentários gerais e recomendações. Para a obtenção do certificado, o aluno deve ter assiduidade de no mínimo 75% da carga horária do curso. Avaliação: participação.
Conteúdo programático do curso de francês Conversação de férias Literatura francesa:
Écrire le ‘’moi’’ de 1850 à nos jours
No século XIX, Charles Baudelaire associando a preocupação formal em seus poemas curtos e o realismo à expressão de uma angústia existencial que se reparte entre o Spleen e o Ideal, soube conseguir uma "alquimia poética" em sua obra, Les Fleurs du Mal, publicada em 1857. No século XX, a literatura francesa diversificou-se através de escritores individualistas, entre eles, Marcel Proust, autor de À Procura do Tempo Perdido, um dos melhores romances já escritos. Na década de 1940 desenvolve-se o movimento filosófico e literário chamado Existencialismo, integrado, entre outros, por Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Albert Camus procurou encontrar um sentido digno para a vida sem recorrer à hipocrisia ou falsos moralismos, ao mesmo tempo em que revelava uma visão niilista e desesperançada da condição humana.
Aula 1
1) Charles Baudelaire, Les fleurs du mal, 1884
2) Guy de Maupassant, Le Horla, Albin Michel, 1887
3) Marcel Proust, À la recherche du temps perdu, Du côté de chez Swann, Gallimard, 1913
Aula 2
1) Arthur Rimbaud, Oeuvres complètes
2) Guillaume Apollinaire, Alcools, Mercure de France, 1913
3) André Breton, Nadja, Nouvelle revue française, 1928
Aula 3
1) Albert Camus, L´étranger, Gallimard, 1942
2) Jean-Paul Sartre, Huis-clos, Gallimard, 1944
3) Jean-Paul Sartre, La nausée, Gallimard, 1938
Aula 4
1) Samuel Beckette, En attendant Godot, Minuit, 1952
2) Raymond Queneau, Exercices de style, Gallimard, 1947
3) Georges Perec, Les choses, Julliard, 1965
Aula 5
1) Marguerite Duras, Le ravissement, de Lol V. Stein, Gallimard, 1965
2) Alain Robbe Grillet, La chambre secrète, Minuit, 1962
Aula 6
1) Annie Ernaux, La honte, Gallimard, 1997
2) Michel Houellebecq, Extension du domaine de la lutte, Maurice Nadeau, 1994
3) Hervé Guibert, À l´ami qui ne m´a pas sauvé la vie, Gallimard, 1990
Aula 7
Debates e apresentações dos alunos