INTRODUÇÃO AO DESIGN DE SUPERFÍCIE
Escola: Design
Horas: 36 horas
Idioma: Português
Início: 22 de Março de 2014
Término: 07 de Junho de 2014
Aulas: Sábados, das 14h às 18h
Público-alvo
Estudantes e profissionais recém-formados em design, arquitetura, moda, belas artes e interessados que tenham noções de Photoshop, Illustrator ou Corel Draw.
Objetivo
O curso foi concebido para capacitar alunos de maneira criativa aos conhecimentos básicos, práticos e teóricos, sobre o Design de Superfície. O universo da estamparia, da cerâmica, da tapeçaria, azulejaria, vidro e papel será visto desde as artes decorativas passando pelo design e arquitetura contemporânea. Juntamente com aulas práticas sobre técnicas de rapport e meios de produção, o programa visa o aperfeiçoamento profissional na criação de estampas e de composições gráficas para as áreas de moda, interiores, decoração, estúdios de design, game design voltada à produção artística ou criação do próprio negócio.
Coordenação
AdrianneSchreiner
Designer gráfica e Pós graduada em História da Arte e Arquitetura Brasileira pela PUC Rio, Mestre em Design de Superfície pelo IED de Madrid, e com formação em Fashion Business: Gestão de Negócios no Setor de Moda pela FGV do Rio de Janeiro. Com uma sólida carreira na área gráfica, trabalhou como designer de estampados para empresas espanholas como Cortefiel, o grupo Inditex (Oysho) e KA Internacional. No Brasil trabalhou como designer gráfica e têxtil para a marca Maria Bonita Extra, criou a marca de acessórios Eslo que hay, e atualmente trabalha como designer de estampados.
Áreas de estudo
- As visões sobre arte, design, gravura e estamparia desde as artes decorativas ao fomento da tecnologia nas áreas têxteis, tapeçaria, azulejaria, vitrais e cerâmica. Breve tópicos da história da arte e design.
- Noções para a elaboração de estampas e projetos gráficos. O rapport: o que consiste, as formas de repetição, a importância técnica e visual para a estampa corrida (estampado contínuo).
- Análise dos materiais para aplicação em processo de impressão têxtil e gráfico. As químicas (reagente, reativo, disperso), o maquinário (cilindro, quadros e digital) e outras aplicações em tecido, papel e cerâmica.
- Pesquisa de produtos, influências, tendências de mercado e comportamento. Cases.
- Desenvolvimento e apresentação de um projeto de superfície em moda, interiores ou de escolha pessoal.
Ementa
Aula 1: Apresentação e introdução do curso. Um apanhado sobre design de superfície e aplicações na arquitetura, design, gravura, moda, decoração, etc.
Aula 2: Primeira aula prática: Criação do rapport manualmente.
Aula 3: Estudo de caso: Arquitetura e Azulejaria. Convidado especial. Aula teórica sobre a arquitetura luso-brasileira, moderna e tecnológica. O futuro da superfície aplicada a diversos contextos arquitetônicos.
Aula 4: O rapport a quadro. Aula prática dada no Photoshop. Trazendo o rapport feito manualmente na aula do dia 29 para o computador, com explicação sobre separação de cores e fechamento de arquivo. Juntamente haverá a parte teórica sobre reprodução à quadro, corantes, bases de tecidos diferentes, maquinário de impressão e finalização da estampa corrida. 2°bloco: Introdução ao rapport para cilindro. Aula prática dada no Illustrator e Photoshop. A diferença entrerapport e panot, principalmente para aplicação em jogo de cama, mesa e banho. As diferenças básicas entre estamparia à quadro e cilindro.
Aula 5: Aula prática e teórica: pesquisa de tendências e levantamento inicial para uma coleção na área de moda ou interiores (por opção e identificação do aluno para apresentar no final do curso). Pesquisa de cores, formas, texturas em sites especializados e direcionados, revistas de tendências e feiras nacionais e internacionais. Aula como“start up” da montagem da coleção.
Aula 6: Estudo de caso: Moda e Estamparia. Convidado especial. 2°bloco: Aula teórica sobre tecidos e bases: fibras, tramas, malharia, outras formas de superfície como jacquard, tricô a máquina, tapeçaria, tear, etc.
Aula 7: Aula prática e teórica: Rapport por cruz. Aula prática dada no Illustrator e Photoshop. Aplicação principal para a estamparia digital. O mesmo rapport pode ser aplicado em diferentes superfícies. Continuação dos desenvolvimentos dos projetos.
Aula 8: Cerâmica, porcelana, papel e plástico. Formas de impressão, aula prática também focada em desenvolvimento criativo. Revisão das oito aulas.
Aula 9: Apresentação dos projetos. Encerramento.