ComentáriosPara as inscrições pagas até o dia 15 de Janeiro o valor do investimento será reduzido para R$2990,00 (dois mil, novecentos e noventa reais).
Curso de Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
ModalidadeAs aulas são presenciais.
DuraçãoO curso tem duração de 14 horas.
ConsideraçõesO curso oferecido pelo Instituto INABRA tem o objetivo de capacitar profissionais para a elaboração do documento exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, esclarecendo aspectos dos requisitos legais, as etapas, as ferramentas e as boas práticas de gestão dos resíduos.
Dirigido aO curso destina-se a profissionais que busquem informações sobre o plano de gerenciamento de resíduos sólidos.
Curso de Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
ObjectivosCapacitação para elaboração do documento exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, conhecendo os requisitos legais, as etapas e ferramentas além das boas práticas da gestão de resíduos.
Dirigido aGestores de EHS – Environmental, Safety and Health
- Gestores de infra-estrutura e facilities
- Suplly Chain
- Profissionais de Hospitais
- Profissionais de Prefeituras e Órgãos Públicos
- Policiais Rodoviários
- Transportadoras
TitulaçãoCertificado
ConteúdoPGRS - ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O curso promove o conhecimento dos requisitos legais que devem ser cumpridos ao se elaborar o PGRS e também traz o conhecimento necessário para que seja possível elaborar as ferramentas de gestão/evidências que propiciem o compliance do sistema de gestão de resíduos da indústria ao Artigo 21 da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo do curso é capacitar o aluno para elaboração e implantação do documento PGRS exigido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Metodologia:
- Expositiva com exercícios em sala de aula e uso de recursos áudio visuais
- Elaboração de todas as ferramentas necessárias para inserção no PGRS
Conteúdo programático:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu decreto regulamentador: os avanços da PNRS para o setor industrial, cinco anos após sua regulamentação, a situação atual de responsabilidades do gerador quando a logística reversa e como retratar isto no PGRS, o Plano Nacional de Resíduos.
- As cidades e estados que estabeleceram Termos de Referencia para Elaboração do PGRS;
- O PGRS e seu conteúdo mínimo (administrativo, de gestão e de planejamento) exigido segundo artigo 21 da PNRS;
- Os dados administrativos que devem constar no PGRS:
•elaborando o descritivo do empreendimento e a matriz de responsabilidade.
•quem deve tirar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica sobre o PGRS e em quais conselhos de classe
- Os dados de gestão que devem constar no PGRS:
· elaborando os controles operacionais, ferramentas e indicadores que serão utilizados no dia a dia e reportados no PGRS:
· Geração de resíduos: planilhas de controle de geração, inventário de resíduos estadual e federal, o SINIR – Sistema Nacional de Resíduos Sólidos e as modificações nos inventários de resíduos
· Classificação de resíduos: síntese de classificação de resíduos segundo a NBR 10.004, Resolução CONAMA 303, Instrução IBAMA 13 e Resolução ANTT 420
· Acondicionamento: especificação de acondicionadores homologados e para resíduos classe II, procedimento operacional de acondicionamento de resíduos
· Logística interna: procedimento operacional de medição de fumaça preta em veículos a diesel, roteiros de coleta, controles de não conformidade na logística interna
· Manuseio: uso de prensas e evidencias de cumprimento a legislação
· Armazenamento de resíduos: registros de movimentação e armazenamento de resíduos, descritivos construtivos e operacionais das centrais de resíduos, check list de inspeção das centrais.
· Transporte externo: check list de veículos para expedição de cargas, elaboração de documentos de transporte (procedimento operacional de emissão de MTR – Manifesto de Transporte de Resíduos e Notas Fiscais para transporte de resíduos classe I), ficha de emergência, controle de licenças de transportadoras
· Destinação e disposição final: planilha de controle de licenças de destinadores finais, planilha de controle de CADRI.
- Os dados de planejamento que devem constar no PGRS:
· Minimização de resíduos: plano de metas e report de indicadores de reciclabilidade
· Planos de melhorias e ações corretivas
· Planos de contingência e emergência
- Como descrever as soluções compartilhadas entre empresas no mesmo site (restaurantes, obras, serviços de jardinagem, empresas de limpeza, etc...).
- Os relatórios de logística reversa em atendimento ao artigo 31 da PNRS.
Carga Horária: 14 horas
Instrutora: Profissional com 17 anos de experiência na gestão da Cadeia de Resíduos Industriais direcionada á Indústria .
Especialidade em: Gerenciamento e Valorização de Resíduos Industriais, Green Supply Chain para Resíduos, Treinamentos, Adequação de Sistemas de Gerenciamento de Resíduos a Legislação Ambiental, Transporte de Resíduos, Auditorias em Sistemas de Gerenciamento de Resíduos e em Fornecedores, Duo Diligences.
Informações Úteis:
Horário: 1o dia 8h30 às 9h00 Credenciamento
9h00 às 17h00 Curso
2o dia 9h00 17h00 Curso
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.