Certificado oficialSerá concedido ao aluno um certificado ao finalizar o curso.
ConsideraçõesO Curso de Cozinha Intermediária ministrado pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, aborda temas que buscam completmentar o curso de Cozinha Básica, ampliando o conhecimento dos alunos com os termos internacionais, assegurando que consiga executar as mesmas técnicas, sendo que com os termos técnicos internacionais.
Além disso o aluno aprenderá tambám a realizar alguns pratos mais requintados, que necessitam um maior requinte e mais tempo.
Dirigido aO curso poderá ser realizado pelos egressos do curso de culinária básica.
Área de atuaçãoO egresso poderá trabalhar em restaurantes mais sofisticados como Hotel Sheraton, Hilton e RISOTTO MIX.
Curso de Cozinha Intermediária
Conteúdo Curso de Cozinha Intermediária
As indicações dadas pelos Professores presumem que todos conhecem as técnicas pelos seus nomes internacionalmente aceitos e que saibam executá-las corretamente.
O curso completa as técnicas desenvolvidas no curso de “Cozinha Básica” com pratos mais requintados que requerem uma elaboração mais demorada.
Grade Curricular:
1º dia: (teoria): Higiene e sanitização pessoal, ambiental e dos alimentos, Bases de cozinha (fundos, ligações, aromáticos)
2º dia: Condimentos (ervas aromáticas e especiarias). Métodos de cocção (branquear, saltear, assar, refogar, brasear, etc). Preparações básicas (fundo claro, fundo escuro, manteiga composta, manteiga clarificada, molho ao sugo e azeite aromatizado). Pratos frios e saladas (vinagrete de maracujá, molho de alho poró, salada de legumes, salada oriental, salada de repolho roxo com bacon e gorgonzola, salada capresi c/ molho ao pesto, salada de endívias com salmão defumado)
3º dia: Entradas quentes (vol-au-vent de palmito, casquinha de siri, mousseline de mandioquinha, quiche de alho poró e l´orraine e abobrinha recheada)
4º dia: Sopas (creme de abóbora, creme de mandioca com costela, creme de aspargos e de palmito, sopa de legumes) e consommé. / Aves (galantine de frango, filet “cordonbleu”, codorna recheada). Arroz com brócolis, batatas e cenouras torneadas e glaçadas.
5º dia: Gado bovino (rosbife, maminha recheada, filé mignon e ossobuco alla Romana). Molhos (madeira, mostarda, Daniel, demi-glace, poivrevert e holandês). Risoto alparmeggiano e batata duchesse.
6º dia: Peixes (filés enformados, salmão com manteiga e alcaparras). Frutos do mar (Lulas à doré, molho gribiche e camarão à provençal). Arroz surpresa.
7º e 8º dia: Massas Italianas (massa básica, lasanha à bolonhesa, caneloni ao molho de espinafre, rondeliÀ 4 queijos, talharim à putanesca, farfale napolitano e fetucine à carbonara).
9º dia: Sobremesas (pavê de sonho de valsa, mousse de maracujá, mosaico de gelatina). Bolo de chocolate com ganache e bolo de frutas com fondant. Brigadeirão. Caçarola italiana. (pré-preparo).
10º dia: Lanches e sanduíches (Club sanduíche, hambúrgueres e wrap). Patês (ricota e manjericão com queijo minas). Beirute. Natural. Antepastos (sardella, alicella, conserva de abobrinhas, peperonata e conserva de berinjelas). Carpaccio. (degustação das sobremesas) – Avaliação Teórica.
Intensivão – Sábados:
1º dia: Teoria
2º dia: Preparações básicas, pratos frios e saladas