ModalidadeO Curso de Comunicação Visual em Figurino-Módulo I acontece de maneira presencial.
Certificado oficialO Centro Universitário Belas Artes de São Paulo emite diploma ao término do curso.
ConsideraçõesO curso capacita os alunos forncendo teoria na área de moda e figurino,analisando e discutindo as relações entre o figurino e o diretor, ator, o roteiro,o cenário, a iluminação etc, além de figurinos e uniformes para as mais variadas ocasiões.
Os participantes aprenderão técnincas de realização de figurino, orçamento e contrato de trabalho,e estarão preparados a trabalhar com vídeo, desfiles, eventos, televisão e muito mais.
Dirigido aO curso é voltado a estudantes e licenciados em moda, estilistas e figurinistas e a pessoas interessadas em figurino e criação.
Área de atuaçãoOs participantes poderão participar de produções televisivas, em filmes, eventos, desfiles,campanhas publicitárias dentre outros, trabalhando na área de consultoria, produção ou figurinismo.
Curso de Comunicação Visual em Figurino-Módulo I
Dirigido aEstudantes e graduados em moda, estilistas, figurinistas, produtores de moda e figurino e interessados em figurino e criação.
TitulaçãoCertificado de participação de Curso de Comunicação Visual em Figurino
Conteúdo
- Breve histórico do figurino no teatro grego até o início do século XX>(figurino no teatro grego, romano, autos medievais, commédia dellarte,teatro na França século XVI e XVII, teatro romântico, teatro realista, teatro naturalista, bales russos de Diaghilev, o conceito de teatro em Adolph Appia e Gordon Craig);
- Concepção de figurino para teatro;
- O texto e o figurino;
- O diretor e o figurino;
- o ator e o figurino;
- o cenário e o figurino;
- a iluminação e o figurino;
- a caixa cênica e o figurino;
- Concepção de figurino para ópera;
- Concepção de figurino para dança e circo;
- Opções estéticas, formas de realização e orçamento;
- Contrato de trabalho;
- Cinema:
- Breve histórico do figurino no cinema do século XX (figurino no cinema mudo,figurino dos filmes expressionistas alemães, a opção pelos figurinos realistas a partir do advento da sonorização, a influência do estilo americano com a hegemonia dos filmes de Hollywood durante as décadas de 30 er 40, filme noir e musicais, o figurino dos filmes neo-realistas italianos e sua influência nos figurinos da nouvelle vague francesa, no cinema novo brasileiro e no Dogma escandinavo, os grandes costureiros e os filmes americanos da década de 50 e 60,os figurinos dos filmes de época no decorrer do século XX, os figurinos dos filmes de ficção científica no decorrer do século XX;
- Concepção do figurino para cinema:
- O roteiro e o figurino;
- Opções estéticas, forma de realização e orçamento;
- o diretor, o diretor de arte e o figurino;
- o ator e o figurino;
- a fotografia e o figurino (filmes diurnos, noturnos, tipos de lentes);
- Composição e função dos profissionais de uma equipe de filmagem;
- Figurino para cinema publicitário;
- Produto, opções estéticas, formas de realização;
- Contrato de trabalho;
- Televisão:
- Diferenças entre o figurino de teatro, cinema e televisão;
- Formatos de programa de figurino;
- figurino para apresentadores de programas e telejornais;
- Figurino para programas de ficção infantil;
- Figurino para telenovelas;
- Figurino para minisséries;
- Vídeos institucionais;
- Contrato de Trabalho;
- Eventos:
- Uniformes- recepcionistas, vendedores, garçons, etc;
- Conjunto Musical;
- Grupos dramatúrgicos, circences,vídeos e filmes;
- Exposição de bonecos:natal, páscoa,dia das crianças, etc...
- Contrato de Trabalho;