DuraçãoO curso possue a duração máxima de 25 horas.
Certificado oficialAo finalizar a instituição concede um certificado.
ConsideraçõesOs botequins já cairam no gosto dos Brasileiros, se espalhando por todo Brasil e cada vez mais ganha espaço, como isso a busca por profissionais capacitados para atender uma clientela exigente aumenta cada vez mais no mercado.
O Curso de Comida de Botequim da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, possui um plano bem extenso, onde aborda todas as comidas de boteco, ensinando como harmonizar os pratos com as bebidas.
Dirigido aO curso não possui pré requisitos para matrícula.
Área de atuaçãoO egresso do curso poderá trabalhar em empresas como Butequim Informal, Manoel & Juaquim e Cine Butequim.
Curso de Comida de Botequim
ConteúdoCurso de Comida de Botequim
Proporcionar ao aluno uma visão dos conceitos de comida de botequim bem como os principais clássicos. Ingredientes, técnicas de preparação e armazenamento.
Grade Curricular:
1º dia: Teórica - Definição sobre comida de botequim. Escolha de ingredientes.
2º dia: Tábuas de frios, patês, conservas e antepastos (caponata, berinjela, aliccela, sardela, pimentões, azeitonas, batatas e cebolinhas). Molhos simples e compostos para petiscos e aperitivos.
3º dia: Porções Quentes (bolinho de arroz, aipim, mandioca frita, polenta, bacalhau, de camarão e croquete).
4º dia: Pastéis e sanduíches (carne louca, pernil, lombo e lingüiça).
5º dia: Caldinhos (mocotó, feijão e abóbora) e escondidinhos. Espetinhos. Brochetes. Filés aperitivo. Salsicha. Lingüiça. Frango à passarinho e coração de galinha.
6º dia: Manjuba frita, Camarão frito, casquinha de siri. Rabada. Carne seca com cebola. Harmonização de petiscos com as bebidas. Avaliação.
Intensivão - Sábados:
1º dia: Definição sobre comida de botequim. Escolha de ingredientes. Tábuas de frios, patês. Conservas e antepastos (caponata, berinjela, aliccela, sardela, pimentões, azeitonas, batatas e cebolinhas). Molhos simples e compostos para petiscos e aperitivos.
2º dia: Porções Quentes (bolinho de arroz, aipim, mandioca frita, polenta, bacalhau, de camarão e croquete).
3º dia: Pastéis e sanduíches (carne louca, pernil, lombo e lingüiça).
4º dia: Caldinhos (mocotó, feijão e abóbora) e escondidinhos. Espetinhos. Brochetes. Filés aperitivo. Salsicha. Lingüiça. Frango à passarinho e coração de galinha.
5º dia: Manjuba frita, Camarão frito, casquinha de siri. Rabada. Carne seca com cebola. Harmonização de petiscos com as bebidas. Avaliação.