Certificado oficial O aluno receberá um diploma de Graduação em Comércio Exterior
ConsideraçõesO curso de Comércio exterior da PUC SP oferece uma preparação para formar alunos com alto senso de cidadania, e habilitados para atuar como profissionais da área de Comércio Exterior. Visa também suprir a demanda nesse setor, devido o aumento das importações e do crescimento da economia brasileira.
A formação ainda tem como proposta aperfeiçoar as habilidades do egresso na utilização de equipamentos e programas de informática voltados a profissionais de Comércio Exterior. Essas ferramentas são dirigidas a montagem de bancos de dados e a criação e desenvolvimento de séries de dados ou conceitos básicos na busca e análise de novos nichos na nessa área.
Dirigido aEssa formação é voltada a interessados em trabalhar na área de Comércio Exterior e em todas as suas aplicações.
Área de atuaçãoEsse profissional pode atuar em empresas de importação e exportação, e nas áreas de logística, marketing alimentício nos campos automotivo, frigorífico e de vestuário.
Graduação em Comércio Exterior
ObjectivosObjetivos
A. Objetivos Gerais Contribuir para a formação tecnológica de indivíduos com elevado senso de cidadania, e capacitação para atuação profissional em Comércio Exterior;
Formar tecnólogos com competência e habilidades para atender às demandas profissionais específicas decorrentes da ampliação da importância das exportações e importações na economia brasileira.
B. Objetivos Específicos
Incentivar a compreensão da importância e das oportunidades e riscos associados ao comércio internacional às unidades empresariais e à sociedade brasileira;
Incentivar o desenvolvimento e a capacidade profissional e da compreensão do processo tecnológico das operações de Comércio Exterior;
Incentivar a produção e a inovação científica e tecnológica em Comércio Exterior e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
Desenvolver competências profissionais tecnológicas e específicas em Comércio Exterior que facilitem os intercâmbios comerciais entre residentes e não residentes;
Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias nas trocas internacionais;
Incentivar uma postura ética e responsável na elaboração e implementação de contratos comerciais internacionais.
Dirigido aEgressos do ensino médio interessados na formação tecnológica superior ou profissionais portadores de certificado do ensino médio, que busquem aprimoramento em sua área de atuação.
TitulaçãoGraduado em Comércio Exterior
Conteúdo Organização Curricular
Informações Gerais:
Denominação: Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior
Carga Horária: 1768 horas (incluindo TCC, com 136 horas previstas)
Duração Mínima: 2 anos
Duração Máxima: 3 anos
Período: Semestral, início proposto para o 2º semestre de 2006
Turno de Funcionamento: Noturno
Número de vagas: 50 semestrais
Campus: Santana
Pressupostos Pedagógicos
Os referenciais curriculares que norteiam este Curso de Comércio Exterior são extraídos do Projeto Pedagógico dos Cursos Superiores em Tecnologia da PUCSP, pelo que o plano de atividades procura respeitar os quesitos de (i) flexibilidade, (ii) interdisciplinaridade e (iii) atualização/renovação contínua.
Os diferentes temas previstos para o Curso podem ser organizados em três núcleos didáticos: (i) Transdisciplinar, de (ii) Economia Aplicada, e de (iii) Comércio Exterior.
Núcleos Temáticos
No núcleo dos temas transdisciplinares encontram-se as atividades que escapam à caracterização puramente tecnológica, incluindo as componentes de Linguagem, Ética e Teologia, e os conceitos de linguagem matemática e estatística. No núcleo dos temas de Economia Aplicada estão as atividades associadas aos conceitos econômicos fundamentais à compreensão das operações de comércio exterior e de seu relacionamento ou impacto sobre a sociedade, especialmente a brasileira. Finalmente, no núcleo de Comércio Exterior englobam-se os temas jurídicos, fiscais e operacionais que complementam e dão matiz efetivamente tecnológica ao Curso.
Núcleos Temáticos
Núcleo Descrição
Economia Aplicada Apresentação e análise da metodologia econômica predominante, discussão dos conceitos, modelos e teorias básicas da Microeconomia e da Macroeconomia e Economia do Comércio Internacional.
Aplicação dos conceitos à experiência brasileira recente,k con ênfase nos aspectos associados ao comércio exterior. Comércio Exterior Apresentação e análise dos aspectos jurídicos, contábeis e aduaneiros do comércio exterior. Ênfase no embasamento técnico-aplicado da prática do comércio exterior.
Transdisciplinar Instrumentalização genérica (transdisciplinar) em métodos quantitativos, de informática e redação. Aspectos ético-morais, sociais e ambientais associados à Economia e Comércio Exterior.
O amálgama interdisciplinar e a flexível interface pragmática do programa idealizado encontram suporte firma nas atividades de tutoria, nas práticas de laboratório e no Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, a serem detalhados em seqüência.
Tutorias
Desde seu ingresso no Curso, o aluno contará com o suporte de um tutor designado, responsável pelo acompanhamento e orientação das atividades e interesses específicos do ingresso no decorrer das atividades. Em função dos interesses específicos do aluno e condicionado à disponibilidade de horário e carga de tutorandos, o aluno poderá solicitar à Coordenação do Curso a alteração de tutor, redirecionamento também possível por deliberação do tutor designado e sujeito às mesmas restrições da re-opção discente. Em encontros semanais, os tutores se reunirão com os tutorandos individualmente ou em grupo propondo atividades específicas orientadas à prática do Comércio Exterior e acompanhando sua evolução com avaliação semestral. O estudo de casos e a discussão de matérias de conjuntura ou o acompanhamento da evolução de indicadores de comércio exterior, preferencialmente coordenadas com os trabalhos em laboratório devem compor ao menos 60% da carga horária prevista para esta atividade. Os professores tutores procurarão estar atentos à percepção dos alunos em relação ao curso e comunicar à Coordenação do Curso eventuais insatisfações fundadas ou sugestões de aperfeiçoamento. A interação entre alunos ou grupos de alunos sob distintas tutorias, inclusive com a simulação de estratégias comerciais ou jogos negociais é possível e deve ser estimulada, considerando os interesses revelados pelos alunos matriculados a cada semestre. A carga horária prevista para as atividades de tutoria é de 136 horas para o programa completo, ou de 34 horas por semestre.
Laboratórios
As atividades de laboratório envolvem, além do aperfeiçoamento de habilidades no uso de equipamentos e programas de informática de especial utilidade para profissionais de Comércio Exterior, a capacitação na montagem de bancos de dados e a construção/manipulação de séries de dados ou informações básicas na prospecção e análise de oportunidades comerciais. Recomenda-se, no quanto for possível, aos professores responsáveis pelos demais temas cobertos no curso a proposição de exercícios ou coleta de informações que exijam o uso dos laboratórios de informática. Previstas 136 horas de atividades em laboratório durante o curso, com aulas presenciais de pelo menos 50% do total estipulado.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste da elaboração e apresentação de Projeto de Pesquisa entregue em versão escrita, sob a orientação de um professor indicado ou escolhido pelo aluno com a anuência da Coordenação do Curso. A escolha do professor orientador deve ser formalizada, junto com uma apresentação sucinta do projeto, metodologia e bibliografia básica até o final do segundo semestre letivo.
O TCC deve respeitar às regras e normas técnicas aplicáveis, podendo ser preparado individualmente ou em grupo de até cinco alunos. Sua finalidade é estimular os alunos a sistematizar e aplicar de forma competente os conhecimentos com os quais teve contato durante o curso, apontando os caminhos para a produção e disseminação de saberes tecnológicos e científicos.
O professor orientador poderá cumular a função de tutor, conquanto isto não seja obrigatório. Quando as funções de tutor e de orientador forem preenchidas por professores distintos, cumpre ao orientador exigir a ciência sobre a evolução dos trabalhos do orientando ao final de cada semestre a partir da formalização do projeto.
A avaliação dos projetos será feita pelo professor orientador e por dois outros professores indicados pela Coordenação sem a intervenção do professor orientador e na modalidade “blind review” (“revisão cega”), em que não se identifica a autoria do trabalho. A nota mínima para aprovação do TCC será igual a 5,0 (cinco), podendo os trabalhos não aprovados serem submetidos a revisão, com os comentários da banca, para reavaliação posterior por banca distinta (exceto o orientador) num prazo máximo de um semestre letivo.
Caso a banca entenda necessário, a defesa pública com argüição de todos os participantes do grupo é prevista, sendo desta forma possível a atribuição de notas distintas para os diferentes membros do grupo.
Os três melhores TCCs merecerão reconhecimento público e certificação pela Coordenação, devendo todos os trabalhos aprovados serem encaminhados à Biblioteca para arquivamento e disponibilização pública.