Curso de Bibliometria: Aspectos Conceituais para Iniciantes
ModalidadeCurso realizado à distância, a partir da plataforma Moodle.
DuraçãoA carga horária é de 30hs.
ConsideraçõesA Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) oferece Curso de Bibliometria: Aspectos Conceituais para Iniciantes.
O programa do curso, que visa habilitar profissionais de distintas áreas à utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica, inclui: Conceitos e Leis Bibliométricas, Bibliometria no contexto da análise da produação científica, A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras, entre outros temas.
Dirigido aEste curso se destina à comunidade acadêmica - docentes, alunos e pesquisadores - e aos profissionais de Biblioteconomia.
Área de atuaçãoOs profissionais podem atuar na avaliação e otimização de revistas científicas.
Curso de Bibliometria: Aspectos Conceituais para Iniciantes
ObjectivosEmbasar os participantes nos princípios da utilização de análises bibliométricas e cientométricas para avaliação de produtividade científica. Intensificar o conhecimento sobre a necessidade de adoção de critérios para melhoria da qualidade das revistas científicas brasileiras. Apresentar o processo de indexação em bases/bancos de dados renomados.
Dirigido aBibliotecários, editores de periódicos, docentes, alunos e pesquisadores da comunidade universitária e interessados em geral.
Conteúdo
1. Os conceitos e as Leis Bibliométricas
2. A bibliometria no contexto da análise da produção científica
3. A avaliação de qualidade das revistas científicas brasileiras
4. Indexação de revistas em bases e bancos de dados e análise bibliométrica/cientométrica
5. O sistema Qualis de classificação de revistas.
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da medição da ciência, valendo-se dos conceitos de bibliometria, cientometria, informetria, webometria voltados à avaliação da produção científica e às revistas utilizadas para a disseminação e a divulgação do conhecimento científico, de modo a compreender a relação entre qualidade, visibilidade e usabilidade da produção científica. Discutir aspectos relacionados aos critérios estabelecidos pelos bancos de dados para indexação de revistas científicas.