Solicitar informações
Análise do educedu
Pablo Nieves
Curso de Artes
-
Modalidade O curso de Artes da Escola São Paulo é presencial.
-
Duração O programa tem duração de 1 ano, totalizando 138 horas.
-
Certificado oficial Será concedido pela Escola São Paulo um certificado.
-
Considerações A Escola São Paulo oferece um espaço de formação que foge do estereótipo do ensino tradicional. Oferecem cursos flexíveis e atualizados, trabalhando com pesquisas de tendências. Os alunos terão oportunidade de inteirar-se das discussões contemporâneas dentro do campo das artes.
O PIESP foi desenvolvido para a formação de artistas e curadores que desejam desenvolver pesquisas, linguagens e projetos em artes visuais. O programa deverá expandir as ferramentas críticas e investigativas dos alunos, atualizando-se no circuito de arte brasileira contemporânea. Os participantes terão contato com 16 artistas e curadores selecionados para o Programa 2011/2012, possibilitando dialogar e conhecer o trabalho de artistas consistentes.
-
Dirigido a O Programa Independente para Artistas e Curadores é voltado para o artista em inicio de carreira.
-
Área de atuação Poderão atuar como artistas autônomos, curadores de museus, galerias de arte, realizar pesquisas, escrever para a mídia sobre arte e cultura.
Curso de Artes
-
Objectivos
O programa com duração de 1 ano é voltado para o artista em inicio de carreira. Dirigido pelo curador Adriano Pedrosa promove encontros entre os participantes e destacados artistas e curadores, para discussão e desenvolvimento de linguagem e de projetos, em seminários, palestras e encontros individuais.
-
Conteúdo
Seminário crítico
Encontros semanais com todo o grupo de jovens participantes liderado no 2° semestre de 2010 pelo interolocutor residente Rodrigo Moura e no 1° semestre de 2011 por um dos três outros interlocutores-residentes. O seminário tem a estrutura semelhante a uma critical classes comum nos programas de formação de artistas nos Estados Unidos e na Europa, porém inexistente no Brasil. O seminário, ou “aula critica”, consiste numa sessão de debate em torno da obra de um dos artistas participantes, onde cada semana um deles apresenta seu trabalho ao resto do grupo que por sua vez o discute em profundidade, questionando suas decisões estéticas, formais e conceituais.
Encontros individuais com interlocutores - datas e horários a serem agendados
Os artistas participantes terão encontros individuais com todos os interlocutores do PIESP para discussão de seu trabalho e de seus projetos. Cada encontro individual dura 45 minutos, nele o artista deverá mostrar seu trabalho e seus projetos, e terá a oportunidade de estabelecer uma interlocução direta com os mais destacados artistas e curadores brasileiros. O número total de encontros individuais é de 16 por semestre, assim dividido:A. Encontros com os interlocutores residentes (Adriano Pedrosa, Ivo Mesquita, Marcos Moraes, Rodrigo Moura)Dois encontros individuais com cada um a cada semestre, totalizando 8 encontros por semestre e 16 por ano. O primeiro encontro ocorre nos primeiros dois meses do semestre e o segundo nos dois meses seguintes, permitindo que o jovem artista desenvolva seu projeto ou trabalho nesse intervalo de tempo. B. Encontros com os interlocutores visitantes (2°semestre 2010: Carla Zaccagnini, Julieta Gonzáles, Leda Catunda, Rosângela Rennó; 1° semestre de 2011 a confirmar)Um encontro individual com cada um dos 8 interlocutores visitantes.
Outro curso relacionado com arte