Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas
ModalidadeAs aulas são presenciais na sede da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria.
DuraçãoConsultar com a instituição.
Certificado oficialA instituição confere certificado ao aluno ao final do curso.
ConsideraçõesCom metodologia de ensino que agrega aulas expositivas, exercícios práticos e análise de casos reais, o Curso de Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas visa habiliar os alunos para a identificação de vibrações em máquinas e no diagnóstico de defeitos das mesmas
Dirigido aCurso destinado aos profissionais que atuam na área de Mecânica.
Área de atuaçãoOs profissionais podem atuar junto a empreendimentos e indústrias que posssuem máquinas rotativas.
Curso de Análise de Vibração - Módulo I - Princípios de Diagnósticos de Defeitos em Máquinas Rotativas
ObjectivosO objetivo maior é aprender a identificar e avaliar as causas das vibrações em máquinas e diagnosticar os defeitos através de análises no tempo e no espectro de vibração. Os assuntos do curso serão desenvolvidos por aulas expositivas e através de casos reais realizados pelos instrutores. Haverá aulas práticas utilizando o Coletor de Dados com software para análise (HANDS-ON) e uma bancada de testes, onde serão abordados tipos de análises, exemplos práticos de diagnósticos realizados pelos instrutores. Cada participante receberá um CD com vários casos com análise de vibrações em máquinas e uma tabela de diagnósticos de defeitos em máquinas rotativas através da análise de vibrações. Serão utilizados recursos audiovisuais e animações para visualizar os problemas em máquinas rotativas. O conteúdo deste curso está de acordo com a Norma ISO 18436-2.
Dirigido aO curso introduz o profissional no aprendizado da Análise de Vibrações em Máquinas visando a utilização desta técnica como ferramenta primordial na Manutenção Preditiva.
ConteúdoPrincípios de vibração: forma de onda básica no tempo, período, amplitude e freqüência. Níveis de vibrações em deslocamento, velocidade e aceleração quantificados em pico, pico a pico e rms. Formas de análises: gráficos da onda no tempo, gráfico de tendência, gráfico em cascata, gráfico em palogramo e espectros de vibração. Conceitos fundamentais: freqüência natural, ressonância, velocidades críticas. Formas de sinais padrões: batimento, modulações AM e FM e bandas laterais. Aquisição de dados e processamento de sinais: transdutores, tipos de coletores, tipos de cabos, localização e montagem, linhas de resolução, escolha de janelas, aquisição no tempo e setups para medidas. Avaliação da condição: avaliação e priorização do equipamento, linha de base, tendência, ter conhecimentos de ordens de grandezas de níveis de vibrações em máquinas, uso de normas e cartas de severidade de vibrações em função dos níveis medidos, saber reconhecer uma falha no equipamento. Diagnósticos de defeitos: diagnosticar falhas de uma maneira em geral, diagnose de desbalanceamento, desalinhamento, excentricidade, vibrações em mancais de rolamentos e de deslizamento, folgas, vibrações causadas por correias, roçamento, ressonância, motores elétricos, engrenagens, vibração aero-hidrodinâmicas, etc. Exemplos reais de análises de vibração (consultorias executadas pelos instrutores).