Curso de Alergia a Medicamentos: Classificação, Diagnóstico e Estratégias de Tratamento
ModalidadeO curso é presencial.
DuraçãoO curso tem carga horária de 4hs.
Certificado oficialApós a conclusão do curso será oferecido um certificado de conclusão.
ConsideraçõesO curso visa conceituar reações adversas a medicamentos, definir a hipersensibilidade imunológica e não-imunológica aos fármacos, explicar conceitos de reações alérgicas cruzadas entre medicamentos e estudar sobre como orientar e tratar os pacientes com reações adversas a medicamentos.
Dirigido aO curso tem como público alvo farmacêuticos e estudantes de farmácia interessados em farmacovigilância , bem como a docentes de graduação e de pós-graduação em farmácia e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a essa área.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar em farmácias, drogarias, farmácias de manipulação, farmácias de hospitais, assistência farmacêutica dos municípios e estados e assistência domiciliária.
Curso de Alergia a Medicamentos: Classificação, Diagnóstico e Estratégias de Tratamento
ObjectivosConceituar reações adversas a medicamentos, explicando as diferenças entre reações de hipersensibilidade e intolerância;
Definir hipersensibilidade imunológica e não-imunológica aos fármacos;
Explicar os conceitos de reações cruzadas entre medicamentos;
Atualização em diagnóstico de reações adversas a medicamentos;
Como orientar e tratar os pacientes com reações adversas a medicamentos.
Dirigido aFarmacêuticos e estudantes de farmácia que desejam atuar com pacientes e com farmacovigilância nos diversos ambientes de prática profissional, tais como: farmácias, drogarias, farmácias com manipulação, farmácias hospitalares, assistência farmacêutica dos estados e municípios e assistência domiciliária. É indicado, também, a docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em farmácia e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.
ConteúdoTemas desenvolvidos no curso:
Definições de reação adversa e alergia a medicamento;
Epidemiologia;
Classificação;
Mecanismos fisiopatológicos e imunológicos;
Quadro clínico;
Diagnóstico;
Testes in vitro;
Testes in vitro;
Testes cutâneos;
Testes de provocação com medicamentos;
Tratamento;
Orientações para profilaxia.
Corpo docente:Marcelo Vivolo AunGraduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), cursou residência médica em clínica médica e alergia e imunologia clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) – Associação Médica Brasileira (AMB) e especialista em alergia e imunologia clínica pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) - AMB. Atua como médico colaborador do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).