Curso: Poder e Competências, com Mario Sergio Cortella
Dirigido aLíderes e gestores das diversas áreas da organização.
Conteúdo1. Poder e Conflito: conexão inerente e necessária?
• Poder é mando, influência e domínio sobre pessoas; pode ser legítimo (sustentado pela capacidade) ou hierárquico (sustentado pela força) e, em ambos, o conflito desponta. No entanto, quando o poder é legítimo, o conflito é encontro criador; quando o poder é apenas hierárquico, o conflito é colisão e antagonismo desagregador.
2. Heteronomia e Autonomia: a delegação como princípio
• Heteronomia é a submissão a objetivos, regras e instruções externos e estranhos à pessoa com eles confrontada, por isso, é uma condição pouco produtiva e carece sempre de controle exagerado.
• A Autonomia, por sua vez, é uma emancipação resultante da apropriação (tornar próprio) das intenções e, nela, a delegação de tarefas e decisões apoia-se na reciprocidade de valores.
3. Autoridade: uma construção para além da outorga
• Autoridade é a faculdade de exercer um poder por intermédio de outorga própria ou exterior; o reconhecimento verdadeiro da autoridade de alguém origina-se fora da mera investidura recebida no cargo e consolida-se pelo respeito que se constrói no cotidiano. Entretanto, a autoridade não reconhecida firma-se no temor despótico, arbitrário e impositivo, gerador de instabilidade perniciosa.
4. Poder e Competência na atividade de gestão
• O Poder é vigoroso quando dá sentido grupal às ações individuais e quando consegue agregar capacidades dispersas; ninguém é competente isoladamente dado que, se o for, essa competência se anula.
• Competência é um exercício coletivo a ser desenvolvido no cotidiano, em um grupo com tarefas comuns; a “minha“ competência não começa quando acaba a do “outro“, pois o “outro“ é parte da “minha“ competência e vice-versa.