roteiro:
- teoria e prática de redação de roteiros
- roteiros para videoclipes, curta, média e longa-metragens, documentários
- formatação técnica
- ferramentas de escrita e linguagem, construção de personagens, dissertação
- estrutura aristotélica clássica e as teses de syd field
fotografia, iluminação e áudio:
- fotografia em película vs fotografia digital
- o papel do diretor de fotografia
- funcionamento interno de uma câmera
- funções e mecanismos externos de câmeras digitais
- resolução, pixels, cmos, ccds e processadores
- diafragma, obturador e foco
- profundidade de campo
- o que buscar numa câmera para um projeto
- como entender os vários formatos de video digital (sd, hdv, hdcam, xdcam, red, dslr)
- iluminação para cinema
- lentes
- teoria da imagem e como compor uma imagem interessante
- captação de som direto e cuidados com o áudio
- cuidados com o equipamento
edição e montagem:
- ferramenta de trabalho: funcionamento de um computador e como montar uma ilha de edição
- apresentação dos softwares mais utilizados no mercado
- adobe premiere do básico ao avançado
- montagem, cortes, transições, efeitos, títulos
- recursos básicos de animação e automação de efeitos
-colorização e correção de cor
-tratamento de audio, eliminação de ruidos, edição stereo e básico de 5.1
-autoração de dvds
-visão geral do final cut pro, semelhanças e diferenças
produção:
-quebra de roteiro
-elaboração de orçamento
-calendários e cronogramas de gravação
-direção de produção, funções e técnicas
-produção executiva, leis de incentivo e outros mecanismos de captação de recursos
-produção de elenco, locação, objetos, arte
-continuidade
-cuidados logísticos e organização de atividades no set
-lancamento e distribuição, business plan.
direção:
-direção de atores
-o “método” de constantin stanislavski, as linhas de lee strasberg, stella adler, sanford meisner
-comunicação diretor-ator - como extrair dos atores a melhor atuação, o que falar e o que não falar
-técnicas e exercícios de construção de personagem para cinema na visão do diretor
-construção da linguagem cinematográfica - como orientar a equipe artística de um filme
-como construir um projeto de direção de arte
-diálogo com o diretor de fotografia e outros membros da equipe artística
-como realizar testes e selecionar atores
práticas de set: além das aulas, os alunos do curso completo participam de três práticas de set onde têm a chance de participar de até cinco curtas-metragens em qualquer uma das funções de uma equipe de cinema (direção, direção de fotografia, direção de arte, produção, continuista, roteiristas, etc.). todas as funções da equipe são desempenhadas exclusivamente pelos alunos. aqui os professores só orientam, são os alunos que põem a “mão na massa”.
carga horária total: 138 horas/aula
Moderno
O Curso Técnico em Cinema Digital é moderno, mas precisa continuar se atualizando para manter a qualidade.
Anônimo
Curso Técnico em Cinema Digital - Completo - Enero 2012