A Formação em Arqueologia fornece um amplo enquadramento de natureza teórica e prática, que possibilita a capacidade de ler e interpretar as realidades do passado, contextualizando-as devidamente.
Atendendo a que a Arqueologia constitui um campo eminentemente interdisciplinar, os estudos em Arqueologia procuram manter em aberto espaços de formação opcional que permitam ao licenciado compor parcialmente o seu perfil formativo, em articulação com a Licenciatura em História, o que justifica a natureza do seu próprio curriculum.
O Curso visa abrir vias à investigação arqueológica, sem esquecer outras valências como as da gestão integrada de patrimônio arqueológico, a inventariação, quer no âmbito empresarial, quer na Administração Central, quer nas Regiões Autônomas, Autarquias e Museus.
A formação de base que o presente curriculum desenha habilita também os formandos a integrar-se no mercado das indústrias culturais, não deixando de abrir espaços para outras perspectivas microtemáticas que o estudante entenda ensaiar na sua formação de base.
Pretende-se habilitar os formandos ao desempenho de trabalhos arqueológicos, devidamente enquadrados em equipas dirigidas por arqueólogos de formação superior (mestrado e doutoramento), participar ativamente em todas as rotinas do trabalho de campo, bem como em todas as tarefas de registo, inventário e produção de relatórios. O objectivo é fornecer uma formação que permita a realização de tarefas básicas de identificação e caracterização de ocorrências arqueológicas, sustentada num conhecimento genérico de sítios e artefatos e a sua inserção no espaço e no tempo.
Também teremos parte da formação dedicada ao conhecimento da História da Arte e ênfase a conservação e manutenção do patrimônio público.