Información
A SEUNE – nasceu com o objetivo precípuo de dotar Alagoas de mais uma instituição de Ensino Superior que viesse a suprir uma lacuna cujo preenchimento se fazia, de há muito, necessário.
Foi fruto do sonho de seus idealizadores, como todo grande ideal.
Sem o sonho, sem o ideal dos sonhadores, sem a loucura da quimera, não se pode antever qualquer sucesso, mesmo, muitas vezes, sendo os que assim se comportam, tidos como visionários, loucos, pretensiosos e outras qualificações pejorativas.
O Diretor Geral e um dos idealizadores da SEUNE, Dr. Sebastião José Palmeira, inspirou-se nos ideais de liberdade, de luta e na combativa UNE – União Nacional dos Estudantes, para, em sua homenagem dar nome à nova instituição.
Daí acrescentou-lhe o prefixo SE que, somando à palavra UNE, formou – SEUNE – Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste.
A SEUNE conta, atualmente, com a Faculdade de Ciências Contábeis, a pioneira e, também, com o Curso de Administração de Empresas e Direito.
Dispõe de um moderno laboratório de informática, de um auditório, de uma biblioteca central moderna e de salas de aula refrigeradas, dentro dos padrões educacionais modernos.
Encontra-se instalada em uma área de 9.000 m2, no coração da capital Alagoana. Pode-se vislumbrar, sem esforço visual, o contraste existente entre a arquitetura moderna e a antiga, no mini Campus Universitário, onde o verde predomina.
Na antiga mansão de aspecto colonial, já existente, instalou-se a parte administrativa do complexo educacional, construindo-se, adiante, um bloco de dois andares, exclusivamente para as atividades acadêmicas, tais como: salas de aula, laboratório, biblioteca e um escritório modelo para os alunos estagiarem.
Muitos de seus alunos são estagiários de respeitáveis empresas e instituições, como o Banco do Brasil, a Empresa de Correios e Telégrafos, Usinas de Açúcar, Empresas de Telecomunicações, etc.
O sonho dos que fazem a SEUNE é dota-la de mais cursos, especialmente aqueles ainda não existentes no nosso meio social. Igualmente, em futuro próximo, incentivar a pesquisa, pois a Universidade não pode viver divorciada dessa realidade, sob pena de não ter a versidade que se propõe e lhe impõe o próprio nome.
Homenageou-se, também, o Nordeste, região discriminada, cujo homem supera a própria sorte e estrutura, em busca da sobrevivência, o que levou Euclides da Cunha a dizer que: “o sertanejo é antes de tudo um forte”.
Estrutura
Em termos de estrutura física, a IES conta com uma biblioteca em constante processo de renovação e atualização de seus livros e periódicos, laboratório de informática, salas de aulas climatizadas, amplas, com cadeiras confortáveis e aparelhos de multimídia, banheiros confortáveis, elevador, auditório para mais de 400 pessoas, vários pontos de acesso para portadores de necessidades especiais, rede wireless em toda a Faculdade, cantina e um amplo estacionamento
Biblioteca
A Biblioteca Central da SEUNE, denominada
DOMITILLA PALMEIRA é parte integrante do complexo da SEUNE - Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste LTDA., cuja sociedade foi constituída em 27 de maio de 1996, com o objetivo precípuo de manter os cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Direito, mantendo atualmente, também, o curso de Enfermagem.
Funcionou inicialmente na Rua Hélio Pradines, Nº 305, Bairro de Ponta Verde nesta cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas, nas instalações do colégio Modular, não mais existente. A Bilbioteca Central
DOMITILLA PALMEIRA foi fundada no dia 16 de dezembro de 1997, após o egrécio Conselho Nacional de Educação ter aprovado em 31 de janeiro de 1997, consoante parecer nº 52/97, exagerado no processo nº 23.007473/96-59, de 31 de maio de 1996.
A demoninação da Biblioteca de
DOMITILLA PALMEIRA, deu-se em razão de o idealizador da SEUNE Dr. Sebastião José Palmeira querer prestar uma homenagem a sua genitora, mãe e educadora exemplar de nove filhos e de dois netos.
DOMITILLA PALMEIRA nasceu em 17 de março de 1905, na Fazenda Coroa D’ Areia, Município de Campo Alegre, Estado de Alagoas. Era uma mulher sábia, temente a Deus, tendo criado e educado seus filhos nos padrões religiosos, éticos e morais, o que lhe valeu a homenagem. Foi ela a grande incentivadora para que seu filho, fundador e atual Diretor Geral da SEUNE, estudasse. Era uma defensora incansável das letras e do aprendizado, cujo saber, dizia ela, era a única herança que o detentor levava consigo para a eternidade.
A missão da Biblioteca Domitilla Palmeira é promover o acesso, a disseminação e o uso da informação contribuindo para a evolução e a construção do conhecimento de forma ágil e qualificada, visando a melhor formação do profissional.
Curso que me possibilitou amplo conhecimento e trouxe realização profissional
Graduação em Ciências Contábeis
O corpo docente do curso de Direito é qualificado e de bastante atenção para com os alunos.
Graduação em Direito
Me identificou muito com meu profissionalismo, tornou-me um exemplo de profissional.
Graduação em Ciências Contábeis