IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Información



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas




A Instituição    


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) tem como missão promover com excelência educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento da Amazônia. Sua visão é tornar-se referência nacional em educação, ciência e tecnologia. Seus valores são pautados na ética, cidadania, humanização, qualidade e responsabilidade.

O Ifam vinculado à Rede Federal de Educação Tecnológica, durante toda sua existência vivenciou diversas mudanças.  A história do Ifam se divide em seis fases:
 

    * Escola de Aprendizes Artífices
    * Liceu Industrial
    * Escola Técnica de Manaus
    * Escola Técnica Federal do Amazonas;
    * Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas;
    * Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas


Em 23 de setembro de 1909, o presidente da República, Nilo Peçanha, por meio do Decreto n° 7.566, criou as Escolas de Aprendizes Artífices que tinham como finalidade principal ministrar o ensino prático e os conhecimentos necessários aos menores que pretendiam aprender um ofício.

Em uma casa residencial, no bairro da Cachoeirinha, a Escola de Aprendizes Artífices de Manaus teve seu início, no dia 01 de outubro de 1910, com apenas 33 alunos internos, dentre eles crianças pobres e oriundas do interior do Estado do Amazonas. Eram oferecidos os cursos de sapataria, marcenaria, tipografia e desenhista.

Devido à falta de instalação própria, a Escola de Artífices de Manaus mudou várias vezes de endereço, instalando-se na Penitenciária Central do Estado, onde funcionou durante doze anos (1917-1929) e posteriormente, no Mercadinho da Cachoeirinha.

A Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças e levou o Brasil à era industrial. A Escola de Aprendizes Artífices se adequou às transformações da época e modificou seu perfil de ensino. Em 1937, o Liceu Industrial, por meio de novas experiências pedagógicas, passou a oferecer cursos voltados para o setor industrial.

Durante o Governo de Getúlio Vargas, no chamado Estado Novo, a Escola ganhou finalmente seu espaço definitivo. O Interventor Federal Álvaro Maia doou a Praça Barão de Rio Branco para que a escola fosse instalada.

Em 10 de novembro de 1941, inaugurou-se o atual prédio, situado na Avenida Sete de Setembro, passando, em 1942, a ser chamada de Escola Técnica de Manaus. Em 1959, foi denominada de Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam). O atual prédio abriga hoje o Campus Manaus Centro.

Pelo Decreto Presidencial em 2001, a Etfam passou a ser chamada de Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet), já que todas as Escolas Técnicas do Brasil transformaram-se em Centros Federais de Educação Tecnológica, passando a partir de então oferecer cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.

No dia 29 de dezembro de 2008, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei nº. 11.892, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, concretizando assim, um salto qualitativo na educação voltada a milhares de jovens e adultos em todas as unidades da federação. A partir desta data, o Cefet passou a ser chamado de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

O Instituto, estruturado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas Federais de Manaus e São Gabriel da Cachoeira, atualmente é composto por dez campi: Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Coari, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Lábrea e Tabatinga.

O Instituto Federal do Amazonas é uma instituição que possui natureza jurídica de autarquia, integrante da Rede Federal de Ensino, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógico e disciplinar definidas em estatuto próprio, está vinculada ao Ministério da Educação, e é supervisionado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Opiniões

3.4
67%
Professores
64%
Atendimento ao aluno
65%
Programa de ensino
67%
Material
67%
Instalações
Milena Silva dos Santos

A Graduação em Química que o IFAM oferece é muito boa.

Graduação em Química

Wellington Cabral

Realizei meu curso em uma instituição pública e consegui absorver um grande aprendizado na área de engenharia.

Graduação em Engenharia Civil

Pauderney Rodrigues

Foi uma experiência muito boa, onde aprendi muita coisa boa para minha carreira como profissional.

Curso Técnico em Edificações

Socorro Diniz Pereira

Ótimo curso. Levo grandes amigos da Graduação em Engenharia Civil.

Graduação em Engenharia Civil

Adamastor Mendonça de Souza

São trinta e cinco anos como profissional, não me arrependi em nenhum momento. Criei e sustentei e continuo sustentando toda a minha família.

Curso Técnico em Meio Ambiente

Histórico de cursos de IFAM - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas: