Información
Criada em 1964 em Divinópolis, a FUNEDI é uma fundação de direito privado, associada à UEMG e mantenedora de sete unidades acadêmicas voltadas para a Educação de nível superior: INESP, ISED, ISEC, FACIG, ISAF, ISAB e ISAP.
A FUNEDI/UEMG é uma instituição com 46 anos de história e que se destaca pelo número expressivo de profissionais nela formados, em atuação nas áreas da saúde, da educação, da cultura e do meio ambiente, com projeção no Brasil e no exterior.
A opção por incorporar-se à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), feita em março de 1990, pela Assembleia Geral da FUNEDI, é um marco dos novos rumos que a instituição viria a tomar. É principalmente por efeito do processo de absorção pela UEMG que se verificaram as maiores mudanças ocorridas nos últimos anos, tanto na estrutura como no funcionamento da instituição, devido aos inúmeros benefícios obtidos nos programas de crescimento e de auxílio aos seus alunos. A instituição, cuja história remonta a 1964, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (FAFID), é notadamente reconhecida no cenário regional pelo grande envolvimento com as questões sociais e ambientais, traduzido pela sua participação em inúmeros projetos junto à comunidade de Divinópolis e municípios circunvizinhos, localizados na região do Centro-Oeste Mineiro. Com sede instalada no município de Divinópolis, a FUNEDI/UEMG conta com sete unidades acadêmicas:
– em Divinópolis: Instituto de Ensino Superior e Pesquisa (INESP) e Instituto Superior de Educação de Divinópolis (ISED);
– em Cláudio: Faculdade de Ciências Gerenciais de Cláudio (FACIG) e Instituto Superior de Educação de Cláudio (ISEC);
– em Abaeté: Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco (ISAF) e Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ISAB);
– em Pitangui: Instituto Superior de Ciências Agrárias (ISAP).
A qualidade do ensino ministrado nos cursos de graduação da instituição é comprovada pelos excelentes resultados alcançados nos processos de reconhecimento e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Em 2004, o curso de Enfermagem obteve conceito máximo. Já em 2007, o curso de Comunicação Social (Publicidade & Propaganda) obteve, em nível nacional, o melhor resultado do Brasil.
A instituição atua em diversas áreas do conhecimento e oferece os seguintes cursos de graduação:
– em Divinópolis: Ciências Biológicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade & Propaganda), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil (ênfase em Meio Ambiente), Engenharia da Computação (Bacharelado), Engenharia de Produção, Fisioterapia, História, Letras (habilitações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa), Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química (Bacharelado), Química (Licenciatura) e Serviço Social;
– em Cláudio: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social;
– em Abaeté: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social;
– em Pitangui: Agronomia.
A preocupação da FUNEDI/UEMG com um ensino de qualidade estende-se também aos cursos de pós-graduação, ministrados por professores altamente capacitados que buscam articular o conhecimento com a experiência prática, a partir de olhares interdisciplinares. A instituição oferece diversos cursos de especialização distribuídos em seis áreas do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Cultura, Educação, Gestão, Meio Ambiente e Saúde. Além disso, oferece, desde 2005, o Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais, que conta com três linhas de pesquisas: Cultura e Linguagem, Espaço e Sociedade e Saúde Coletiva.
Na modalidade de educação a distância, a instituição celebrou, em 2005, a diplomação de 560 alunos do Projeto Veredas – Formação Superior de Professores, voltado para a formação superior de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e desenvolvido em parceria com a SEE/MG desde 2002. O curso foi oferecido novamente, em parceria com a UFMG, habilitando para a regência dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
Na extensão, o compromisso social da FUNEDI/UEMG é reafirmado pelos inúmeros cursos de extensão e de aperfeiçoamento oferecidos à comunidade e nos programas de estágios, bolsas e projetos disponibilizados aos estudantes como oportunidades de complementação da sua formação profissional. Por meio dos programas de extensão, é feita a inserção de um número expressivo de estagiários para atuar nas escolas, nos postos de saúde e em diversos programas do município.
A FUNEDI/UEMG é também notadamente reconhecida na região pelo compromisso de oferecer à sociedade oportunidades reais de ingresso e permanência no ensino superior. Por isso, mais de 45% dos alunos da FUNEDI/UEMG recebem algum tipo de bolsa de estudo por meio dos seus diversos programas:
– com recursos próprios: Programa de Incentivo Acadêmico (PIA) para alunos carentes, Bolsa Trabalho, Bolsa de Iniciação Científica (BIC) e Bolsa de Extensão;
– convênios com o Governo Federal: Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Estudantil (FIES);
– convênios com instituições públicas e privadas de Divinópolis e de outros municípios da região.
Em 2007, a instituição ampliou o seu Programa de Bolsas de Estudo, com a participação no Programa de Desenvolvimento do Ensino Superior (PROUEMG), conjunto de ações para ampliar o acesso à educação em Minas Gerais, com recursos do Governo do Estado.
Por constituir-se em um campus associado à UEMG, a instituição, conforme o Art. 29 do Ato das Disposições Transitórias da Constituição do Estado de Minas Gerais, e os artigos 6º, 7º, 8º, 9º e 10º da recente Lei nº 18.384/09, de 15 de setembro de 2009, será beneficiada por programas especiais de desenvolvimento de atividades acadêmicas, nos termos da Lei orçamentária anual. Para a consecução destes programas, a Lei nº 18.384/09 prevê a concessão de auxílio financeiro, por meio de bolsas de estudo, a alunos carentes matriculados e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas de natureza científica e de projetos de extensão. Este é um marco significativo que, certamente, conduzirá a instituição a uma situação de grande expoente do cenário educacional da região.
A FUNEDI/UEMG DESENVOLVE DIVERSOS PROJETOS NAS SEGUINTES ÁREAS
SAÚDE
– Por meio do Projeto Qualidade de Vida, os alunos do curso de Fisioterapia desenvolvem, em bairros de Divinópolis, atividades preventivas e de promoção da saúde. Atualmente, com mais de 300 participantes de diversas idades, o projeto realiza um trabalho de levantamento do perfil dos indivíduos, objetivando, com estes dados, proporcionar informações para alternativas de assistência. Devido ao grande êxito do projeto, a partir de 2009, ele foi estendido aos municípios de Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará, em parceria com as respectivas prefeituras.
– Através do Projeto Mãos Amigas, os alunos do curso de Enfermagem são orientados na capacitação de estudantes do nível médio de escolas de Divinópolis na técnica de autoexame de mama (AEM) e desenvolvem pesquisas epidemiológicas sobre a prática deste exame entre adolescentes. De acordo com dados de 1997 do Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce para o câncer de mama eleva em 90% as chances de cura e, na maioria dos casos, permite tratamento não mutilador.
– Por meio do Núcleo de Saúde Coletiva da FUNEDI/UEMG, são oferecidos, entre outros, os cursos de Capacitação de Multiplicadores, para a qualificação de conselheiros municipais de Unidades Básicas de Saúde da região do Centro-Oeste Mineiro; de Capacitação de Gerentes de Unidades Básicas de Saúde para o SUS, para a formação de recursos humanos para o SUS; e de Capacitação de Multiplicadores de Educação em Saúde, que capacita educadores de saúde.
– Por meio do Projeto Viva Bem no Bairro, iniciado em 2006, pela UNIMED Divinópolis, os alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social da instituição desenvolvem atividades de promoção da saúde e de prevenção de doenças junto à população do município.
– No Projeto Formigas como Vetores de Bactérias em Hospitais, professores e alunos do curso de Ciências Biológicas analisam o potencial de infecção hospitalar veiculada pelas formigas, propondo soluções para o controle do inseto e minimizando, assim, o risco de contaminação dos pacientes.
– O Projeto Avaliação do Nível de Conhecimento e Fatores de Risco das Leishmanioses, iniciado em 2008, visa a complementar o Projeto Estudos Entomológicos e Biogeográficos do Parque do Gafanhoto, buscando a Vigilância Epidemiológica das Leishmanioses, concluído em 2006, por alunos do curso de Ciências Biológicas. Os dados obtidos durante a execução do projeto serão utilizados para auxiliar no controle da leishmaniose em Divinópolis.
MEIO AMBIENTE
– No Projeto Qualidade da Água do Rio Itapecerica no Município de Divinópolis, os alunos dos cursos de Enfermagem e Engenharia Civil (ênfase em Meio Ambiente) fazem o monitoramento da qualidade da água consumida na região. Na mesma linha, os projetos Análise da Qualidade da Água de Irrigação de Verduras e Hortaliças e Análise da Qualidade das Águas dos Afloramentos do Nível Freático (Nascentes) do Município de Divinópolis, executados pelos alunos do curso de Ciências Biológicas, visam a monitorar e orientar a população e os produtores rurais quanto aos processos que podem ser efetuados para melhorar a qualidade da água.
– Desde 2003, a FUNEDI/UEMG integra o grupo gestor do Projeto Nova Margem – Vida Nova ao Itapecerica, que contempla propostas para a recuperação da mata ciliar, educação ambiental, comunicação social e criação de espaços públicos às margens do rio.
– Com a instalação do Campus Avançado do Parque do Gafanhoto, em uma área de remanescente florestal significativo para Divinópolis e com alto potencial para atividades de ensino, pesquisa, educação e interpretação ambiental, professores/pesquisadores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Civil (ênfase em Meio Ambiente) desenvolvem projetos de educação e pesquisa ambiental que beneficiarão a comunidade local como espaço de referência para diagnóstico e pesquisa.
– No Museu Didático de Zoologia, implantado no Parque do Gafanhoto em 2008, os alunos do curso de Ciências Biológicas taxidermizam animais da fauna do cerrado para exposição junto aos estudantes da região. Com a exposição dos animais empalhados, as escolas contarão com um forte recurso didático para o aprendizado sobre o meio ambiente e a biodiversidade animal.
– O Programa de Formação de Agentes Ambientais, desenvolvido por alunos do curso de Ciências Biológicas, procura ministrar noções básicas de ecologia e demonstrar aos alunos como o ser humano está inserido no meio ambiente e quais as consequências desta relação. O programa visa ainda a conscientizar os alunos quanto às atividades antrópicas que prejudicam o meio ambiente e como estas podem ser mitigadas.
– No Projeto Parque da Ciência, desenvolvido desde 2007, em parceria com a FAPEMIG, são realizadas oficinas gratuitas de formação continuada com professores de todos os níveis de ensino da região. Além das oficinas, o projeto oferece para os alunos das escolas de Educação Básica visitas monitoradas ao Parque do Gafanhoto.
– O programa de TV "Música Ambiente" alia entretenimento e informação com o objetivo de promover a educação ambiental. O programa vai ao ar aos domingos, às 11h30, na TV Candidés, sendo reprisado aos sábados, às 13h.
CULTURA E MEMÓRIA
– Atuando no município de Pitangui desde 2004, em parceria com a Prefeitura Municipal, o Instituto Histórico de Pitangui e a FAPEMIG, no Projeto Conservação e Organização do Arquivo Judicial da Câmara Municipal de Pitangui (Séculos XVIII e XIX), a FUNEDI/UEMG cumpre um papel relevante na recuperação de parte fundamental da história de Minas Gerais, com o levantamento da significação histórica do acervo arquivístico mais valioso e representativo do Oeste Mineiro.
– O Projeto Preservação Digital da Memória, financiado pela FAPEMIG e desenvolvido pela FUNEDI/UEMG, por meio do Centro de Memória, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo permitir o acesso informatizado a documentos históricos antigos sobre Divinópolis, que estão sob a guarda do Arquivo Público Municipal.
– O Projeto Organização e Conservação do Acervo do Arquivo Público Municipal de Divinópolis (1834-1980) tem por finalidade a organização técnica do Arquivo Público Municipal de Divinópolis com o objetivo de evidenciar as características da documentação produzida pelo poder público, abrindo perspectivas para pesquisadores e fornecendo-lhes fontes para evolução de seus trabalhos, bem como a localização rápida de registros de interesse geral dos usuários e cidadãos.
– No Projeto Congado, Memória de um Povo, desenvolvido em 2007, os estudantes da FUNEDI/UEMG Abaeté realizaram um levantamento histórico do Congado com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar essa representação tão rica da cultura popular regional. O trabalho resultou na gravação de um DVD sobre o tema do projeto e foi agraciado com o Prêmio Culturas Populares/2007 – Mestre Duda – 100 anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura.
– O Projeto Valdivino: Valorização e Memória Cultural dos Idosos da Vila Vicentina de Divinópolis, realizado em 2005 e 2006, buscou despertar e sensibilizar os idosos para a importância de resgatar e reavivar as suas referências culturais. As canções que marcaram a vida dos idosos foram gravadas em CD, produzido pelo grupo cultural musical divinopolitano Virgílio Mais Nóis. O projeto foi reconhecido em nível nacional e recebeu, em Brasília (DF), o Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa, concedido pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
– No Ponto de Cultura, projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura e as secretarias municipais de Educação e Cultura, são realizadas ações que visam à articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras. Além disso, objetiva criar um amplo espaço de formação e atuação de agentes culturais a partir do diálogo entre o conhecimento científico e outros saberes.
– O Palquim, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação, é um projeto multicultural que reúne artistas de diversos segmentos, sejam eles da instituição ou da comunidade.
ENGENHARIA
– Desenvolvido em 2007 pelo Laboratório de Engenharia Social, o Programa Autoconstrução Assistida buscou a elaboração de projetos residenciais unifamiliares para a população de baixa renda. A equipe executora do projeto desenvolve, atualmente, atividades de acompanhamento, aprovação e liberação de alvarás e presta assistência técnica e treinamento às famílias que executarão as suas habitações, em regime de autoconstrução, além de avaliar a utilização de materiais de construção compatíveis com a renda da família e que garantam as condições de conforto e durabilidade das construções.
– Com o Projeto Inserção Tecnológica, o curso Engenharia Civil (ênfase em Meio Ambiente) desenvolve, através do Laboratório de Engenharia Social, projetos para atender entidades, órgãos e organizações filantrópicas e de cunho social, desde 2005.
OUTROS PROJETOS
PROGRAMA "QUESTÕES"
Com o objetivo de dar visibilidade aos projetos, às pesquisas e às discussões realizados pela FUNEDI/UEMG, o programa é exibido pela TV Alterosa, às quintas-feiras, às 11h45.
PDR
Em 2005 e 2006, a FUNEDI/UEMG executou o Plano Diretor de sete municípios da região com o objetivo de, ouvida a comunidade, criar um instrumento de planejamento municipal para a ordenação do crescimento da cidade. A partir do reconhecimento deste trabalho, foi firmada parceria entre a FUNEDI/UEMG, o Governo do Estado, por meio da SEDRU, e a AMVI, além da participação da FIEMG, para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR), que possibilitará a definição de eixos orientadores e estratégias para o desenvolvimento regional.
CVT/CENTRO DE EXCELÊNCIA
A FUNEDI/UEMG transformou-se, nos últimos anos, num dos grandes agentes de desenvolvimento da região do Centro-Oeste Mineiro. Neste sentido, foi inaugurado, no começo de 2009, no Campus em Divinópolis, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT)/Centro de Excelência, que tem como objetivo a inclusão digital e social dos cidadãos com acesso gratuito à informação, a capacitação tecnológica da população de acordo com a vocação produtiva da região e a ampliação das oportunidades de negócios das microempresas.
Gerenciado pela FUNEDI/UEMG, o centro conta com laboratórios tecnológicos e sala de videoconferência, para a inclusão digital da comunidade, e propõe, também, a realização de pesquisa para fomento às atividades ligadas às áreas de agronegócio, confecção, construção civil e educação a distância. Também funciona no centro o Laboratório e Observatório de Moda, que visa ao desenvolvimento de projetos experimentais e inovadores, voltados para o setor da confecção de Divinópolis, tendo como perspectiva a sustentabilidade, com destaque para o Projeto O Design como Estratégia Empreendedora no Setor Confeccionista no Município de Divinópolis (MG).
O CVT é um projeto desenvolvido em parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, e o Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior dentro do Programa Estadual de Inclusão Digital e de Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado. Em Divinópolis, o CVT conta com a participação da Prefeitura. A FUNEDI/UEMG também gerencia os CVTs de Cláudio, Pitangui e Papagaio.
5º PRÊMIO IBERO-AMERICANO EM HONRA À EXCELÊNCIA EDUCATIVA 2008
Para coroar o trabalho da FUNEDI/UEMG, a instituição recebeu, em 2008, o 5º Prêmio Ibero-Americano em Honra à Excelência Educativa, concedido pelo Conselho Ibero-Americano em Honra à Qualidade Educativa (CIHCE), com sede em Lima, no Peru. O prêmio é considerado, segundo o Conselho, “a mais importante distinção internacional outorgada cada ano aos mais prestigiados profissionais e instituições, líderes da Educação ibero-americana ao se destacarem em suas respectivas especialidades e países na tarefa de formar homens e mulheres de excelência”.
Por tudo o que já foi registrado na memória da instituição e pelo muito que ainda será por ela realizado, podemos afirmar, com orgulho, que a FUNEDI/UEMG, em algum momento, fez ou fará parte da vida de toda a comunidade da região em que está inserida. Tal inserção pode ser constatada tanto pela formação acadêmica proporcionada pelos diversos cursos quanto nos inúmeros projetos que influem diretamente na melhoria de qualidade de vida da população da região. Afinal, são mais de 45 anos contribuindo para a construção da história do Centro-Oeste Mineiro.
O curso tem uma grade curricular diversificada, as disciplinas trabalham interdisciplinarmente, o corpo docente é atualizado e com a titulação necessária, o campus é amplo, a biblioteca tem todos os livros básicos e complementares, o ambiente de estudo é excelente e as mensalidades são acessíveis.
Graduação em Letras
Eu adorei as informações que a gente recebe lá.
Graduação em Serviço Social
O curso é de qualidade. Eu gostei.
Graduação em Serviço Social
O curso cumpriu com minhas expectativas.
Graduação em Psicologia
A FUNEDI é uma boa faculdade!
Graduação em Ciências Contábeis