Información
A FACULDADE LEGALE, seguindo os passos de sua Mantenedora Legal e Cursos Jurídicos, em constante sintonia com as exigências da sociedade contemporânea, que requer profissionais especializados na sua área de atuação, assim como comprometidos com a construção de uma sociedade cidadã, estabelece as seguintes diretrizes pedagógicas como referência norteadora do trabalho do grupo de educadores que nela atuarem. As principais Diretrizes Pedagógicas são:
- O planejamento do ensino, que é visto, em todas as suas fases, como um ato político-pedagógico, cuja prática refletirá a visão que o corpo técnico, docente, discente e administrativo possuem sobre o mundo social, cultural e educacional.
- A análise da Instituição nas suas relações com a realidade social para qual o planejamento de ensino será desenvolvido, constitui-se em etapa indispensável dessa atividade (educativa e política) que fornecerá elementos para a estruturação do processo de ensino e de aprendizagem.
- A análise das contradições sociais do mundo dos educandos, estará presente em todas as etapas do planejamento e do desenvolvimento da prática docente, visto como elemento determinante da metodologia de ensino, bem como de seus resultados escolares.
- Os objetivos da aprendizagem e os conteúdos escolares selecionados para as disciplinas, serão definidos em um mesmo momento e de forma complementar, repensados (com crítica e autocrítica) durante todo o desenvolvimento dos cursos.
- A participação dos educandos em todos os momentos da ação curricular será imprescindível, pois são eles os principais interessados na assimilação e redescobertas dos objetivos – conteúdo da disciplina em estudo.
- A melhor técnica de ensino, neste contexto, é aquela desenvolvida por alunos e professores em conjunto, o que será buscado a cada momento dos trabalhos escolares, caminhando com o objetivo de atingir a produção do conhecimento (situação ideal) ou no sentido da redescoberta ou redefinição do mesmo.
- A avaliação da aprendizagem caracterizar-se-á pelo envolvimento de alunos e professores, num diálogo humilde e sincero, visando superar as eventuais dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem, em função da continuidade das atividades de construção do conteúdo programático e do seu relacionamento com outros ramos do saber.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
OBJETIVOS:
Elaborar e implementar projetos pedagógicos de cursos que contemplem:
- diretrizes pedagógicas específicas, de cada curso, para o desenvolvimento de competências e habilidades que atendam ao perfil desejado dos egressos,
- currículo dos cursos que atendam às diretrizes curriculares nacionais (conteúdo e duração) fixadas pelo MEC e às peculiaridades regionais,
- princípios metodológicos inovadores e criativos, priorizando a integração teoria-prática.
- processo de avaliação formativa e continuada da aprendizagem,
- estabelecer políticas de estágio, prática profissional e atividades complementares articuladas com o ensino teórico-prático e os projetos e programas de extensão e de iniciação científica,
- estabelecer políticas e planos de atendimento ao educando e ao egresso,
- criar ambiente organizacional que proporcione condições ideais de aprendizagem e de convivência comunitária.
Ótima estrutura e professores preparados (doutores, juízes...).
Pós-graduação em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho