Información
A ideia de instalação de uma instituição de ensino superior em Marau surgiu em 1985 e partiu do Conselho Municipal de Educação e Cultura porque, na época, o Município contava com mais de 100 universitários que precisavam deslocar-se diariamente até a UPF em Passo Fundo. Aquela Universidade, entretanto, jamais admitiu instalar um campi aqui. Quinze anos após a primeira tratativa, já eram mais de 500 os acadêmicos marauenses.
Esgotadas todas as possibilidades com a UPF, com a UCS, com a ULBRA e com outras instituições, na Administração Romanini / Bergonsi, foi formada uma comissão constituída por educadores, industrialistas e pessoas influentes, apoiada pela administração Municipal para que se resolvesse definitivamente o problema. Sem outra alternativa, surgiu a idéia de se criar uma IES autônoma. Após pesquisas, os cursos mais lembrados foram: Administração, Pedagogia e Letras. A comissão e a Administração Municipal conjuntamente elaboraram o plano em 1999. Após a aquiescência da ABE em se tornar a mantenedora, foi criada a FABE - Faculdades da Associação Brasiliense de Educação.
Em 2000 os processos foram encaminhados ao MEC e, em 7 de novembro de 2001, o DOU publicava a Portaria 2.394 autorizando a Instituição e o Curso de Administração, Bacharelado em Administração Industrial. Hoje o curso conta com 200 universitários. Quanto aos cursos de Pedagogia, os processos estão em fase final de aprovação pelo MEC e serão disponibilizados a partir de fevereiro de 2005.
A FABE já firmou convênios com o SEBRAETEC, SEDAI e Caixa RS de Fomento, estando apta a atender as empresas que necessitarem de projetos e financiamentos a custos módicos para a expansão da produção.
O colégio Gabriel Taborin é uma instituição particular de ensino mantida pela Associação Brasileira de Educação, e tem sua sede em Marau/RS. É uma instituição católica de ensino que atua em diversos estados do Brasil e em nações dos cinco continentes.
A instituição já vinha atuando em Marau na educação infantil, ensinos Fundamental e Médio, passando a partir de 2002, a se dedicar também ao ensino superior, inicialmente com o Curso de Administração, Bacharelado em Administração Industrial – único no Estado e um dos raros no Brasil, Curso Normal Superior com Licenciatura Plena para Séries Inicias e para Educação Infantil. Mas a meta é de gradativamente implantar outros cursos.
O critério de escolha dos cursos se deve unicamente a consultas regionais a fim de atender aos reais interesses no mercado de trabalho.
Gostaria de salientar como o curso de Administração ajuda a ver o mundo de outra maneira, vale lembrar que não é só uma escolha mas sim o orgulho da profissão, de ser Administrador!
Graduação em Administração